IPCB vence Festival Nacional de Robótica 2013

Robôs do IPCB alcançam um primeiro e terceiro lugar no Festival Nacional de Robótica 2013

Equipas

O robô ESTCAR, apresentado pelo IPCB no Festival Nacional de Robótica (FNR), que decorreu de 24 a 28 de Abril, em Lisboa, alcançou o primeiro lugar na prova de Condução Autónoma – Rookie.

Este robô foi construído no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Automação e Manutenção Industrial, fazendo parte do projeto final de dois alunos do curso.

Para além da participação do ESTCAR, o IPCB concorreu ainda com o robô KIKA na prova de Condução Autónoma – Challenge, tendo melhorado a sua classificação, relativamente a anos anteriores, subindo do quarto para o terceiro lugar.

Os resultados agora alcançados no FNR de 2013 premiaram o espírito e empenho da equipa do IPCB/ Escola Superior de Tecnologia para superar as dificuldades das provas.

A participação do IPCB no Festival Nacional de Robótica teve início no dia 24 de abril com a apresentação da investigação “On the development and simulation of a Robotic Ultrasound Guided System for Orthopedic Surgical Procedures”, pelo Professor Paulo Gonçalves, no âmbito dos projetos HIPROB e ECHORD em execução no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB.

As duas equipas do IPCB presentes no FNR 2013 eram constituídas pelos docentes dos Cursos de Engenharia Industrial e CET de Automação e Manutenção Industrial Paulo Gonçalves e Pedro Torres, pelo Técnico Superior José Sequeira e pelos alunos João Pinto, Tiago Martins, Ruben António, Júlio Dinis.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Economia. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *