Festival do Cabrito Estonado e do Maranho em breve

Quinta edição do Festival do Cabrito Estonado e do Maranho está à porta

Pelo quinto ano consecutivo, em 9 restaurantes aderentes do concelho de Oleiros, nos dias 23, 24, 30 e 31 de março, vai ter lugar o Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. O evento dá destaque a duas especialidades confecionadas à base de carne de caprinos, sendo uma delas exclusiva de Oleiros e considerada por muitos chefs “uma coisa do outro mundo”. Trata-se de um cabrito assado em forno de lenha com a pele, o qual é “estonado” e não “esfolado”. Já o maranho, por seu lado, faz parte do cardápio da região do Pinhal, sendo uma espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos e alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã.

De realçar que a carne de caprino sempre teve uma forte implantação na matriz gastronómica de toda a região Centro, sendo o cabrito beirão uma das suas joias tradicionais, facto que em 2012 motivou a criação da Rota do Cabrito pela Turismo do Centro. Esta é uma iniciativa que vai já na sua quinta edição e que tem como principal objetivo promover dois produtos endógenos de grande qualidade, dar maior visibilidade à fileira da caprinicultura, dinamizar os fluxos de visita ao território e coordenar uma oferta que se pretende regular, mantendo elevados índices de qualidade. Nesse sentido, para uma perfeita degustação de Cabrito Estonado, os restaurantes sugerem que efetue marcação prévia, de forma a poder apreciá-lo a sair do forno, com a pele bastante estaladiça e a carne suculenta.

Para participar, basta contactar e dirigir-se a qualquer um dos 9 estabelecimentos participantes, situados no concelho de Oleiros. São eles: Callum (272 680 010), Casa Peixoto (272 682 250), Encosta do Sol – Orvalho (936 105 106), Ideal (272 682 350), Maria Pinha (965 586 477), Prontinho (272 682 338), Regional (272 682 309), Salina (967 258 298) e Slide – Ponte de Cambas (965 720 287).

Semanas do Cabrito

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Cambas, Destaques, Economia, Estreito, Oleiros, Orvalho com as tags . ligação permanente.

Uma Resposta a Festival do Cabrito Estonado e do Maranho em breve

  1. Joaquim Vitorino diz:

    A diversidade e a arte de confecionar boa comida, sempre esteve na base de como fazer TURISMO, uma ampla oferta com reconhecida qualidade como é o caso, é um excelente lançamento para a sua promoção, o interior e em especial essa zona, precisa de eventos como este. É muito salutar a competetividade, entre os vários estabelecimentos envolvidos. Também o pão feito à moda antiga ( com lenha ) é uma tradição, que se deve manter. Aqui na zona Oeste, ainda se encontra à venda nos moleiros, a farinha pura, de milho ou trigo, eu próprio muitas vezes fabrico o meu pão, aqui na minha Quinta daVermelha Cadaval. Espero deslocar-me a Oleiros, num desses dias em que decorre o evento, para depois comentar positivamente, tenho a certeza. Um abraço a todo o Concelho de Oleiros. J. Vitorino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *