Passeios imperdíveis entre Espanha e Castelo Branco

BARCO TURÍSTICO ATRACA NOS LENTISCAIS

O Balcon del Tajo, uma embarcação turística com capacidade para 80 passageiros que opera há cerca de ano e meio em águas espanholas, passou a navegar, desde Agosto deste ano, também em águas nacionais, fazendo a ligação entre o cais de Lentiscais (Castelo Branco), cujas obras se encontram inteiramente concluídas, e o cais de Cedillo (Espanha).

A Câmara Municipal de Castelo Branco pretende ainda resolver o problema do acesso ao cais de Malpica do Tejo, para que o concelho fique com dois cais que servirão de portas de entrada por via fluvial a Castelo Branco.

O cais de Lentiscais, a seis quilómetros da cidade de Castelo Branco, representou um investimento de 250 mil euros, com o apoio de verbas comunitárias, estando dotado de espaços de lazer, estacionamento e uma zona intermodal para autocarros. A ligação entre a cidade de Castelo Branco e o cais será feita em autocarros. O posto de turismo, no centro da cidade, presta informação sobre os passeios.

Para Joaquim Morão, esta é a primeira e única iniciativa válida desde a criação do Parque Natural do Tejo Internacional em 2000. “trata-se de uma porta aberta para o turismo de que tanto se fala”, referiu o autarca albicastrense.

As viagens, no Balcon del Tajo, percorre a zona do Tejo Internacional através de visitas documentadas, serão regulares nos fins-de-semana, sendo os horários de embarque efetuados no cais de Lentiscais às 10h30 e às 12h30, às 18h30 e às 19h00.

satisfação no cais

Os preços, estes divergem consoante o programa ou a idade dos passageiros. Os adultos pagam 18 euros, as crianças dos cinco aos dez anos e seniores pagam 10 euros. Há ainda preços especiais para grupos que variam em função do número de passageiros e da sua tipologia. As crianças até aos quatro anos não pagam bilhete.

Entretanto desde dia 1 de setembro, juntou-se ao Balcon del Tajo, um outro barco, o Moura Encantada, que faz exatamente o mesmo percurso, “podendo subir o Tejo até Herrera de Alcántara ou mesmo até Alcántara”, segundo nos disse Domingos Leitão, sócio-gerente da Ponsulativo, empresa que assegura a organização dos passeios em conjunto com a Incentivos Outdoor.

O Moura Encantada é um barco mais pequeno, com capacidade máxima para oito pessoas, e realiza o percurso diariamente.

Estes passeios têm sido bastante procurados. “Todos os fins-de-semana temos tido, nos horários da manhã, uma média de utilização de 55 pessoas”, disse o responsável. “As expectativas são imensas”, salienta.

No Moura Encantada, o passeio custa 10€ por pessoa e é grátis até aos 4 anos. O barco deixa o cais de Lentiscais às 10h30, 12h30, 15h30 e 17h30.

* Com José Lagiosa

Correspondente em Castelo Branco

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Comunidades, Destaques, Economia com as tags . ligação permanente.

2 Responses to Passeios imperdíveis entre Espanha e Castelo Branco

  1. Fernanda Ramos diz:

    Gostei… A Beira Baixa precisa de portas que se abram para dentro e para fora….Só assim poderemos contribuir para que interioridade inverta o destino da desertificação progressiva.
    Fernanda Ramos

  2. Manuel Mesquita diz:

    É pena não terem pensado também nos automobilistas que desejam passar com o carro para o outro lado da fronteira e que seria muito útil!
    Mas talvez mais tarde isso venha a acontecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *