Professor José Manuel Batista Rodrigues vence Prémio Literário

Professor Batista

PRÉMIO LITERÁRIO

VENCEDOR DO IXº CONCURSO LITERÁRIO DO SPRC É PROFESSOR EM VILA VELHA DE RÓDÃO

O Sindicato dos Professores da Região Centro, no âmbito das comemorações dos seus trinta anos de existência, promoveu a edição 2012 do seu prestigiado concurso de contos, subordinado ao tema “De Abril a Maio“, dirigido a docentes de todos os graus de ensino de todo o país e outros que exerçam funções no Ensino Português no estrangeiro, tendo nele já participado alguns escritores afirmados na nova literatura portuguesa, como é o caso de Joaquim Jorge Carvalho ou João Pedro Mésseder, apenas para referir alguns dos mais significativos.

Este ano alcançou o primeiro lugar o conto A Escolha , de José Manuel Batista Rodrigues, natural de Penamacor e residente em Vila Velha de Ródão, onde leciona desde 1983.

Transcreve-se, a propósito do texto vencedor, as palavras constantes da ata do júri do Concurso: “ O conto A Escolha foi considerado unânime vencedor por evidenciar ritmo narrativo, com adequada concisão ao género literário, revelando as informações estritamente necessárias, sem ser de forma imediata e directa (…). Além disso, percebe-se preocupação com a coesão textual, bem como com as categorias de espaço e de tempo, recorrendo também, de forma intencional e adequada, à intertextualidade para a construção da sequência narrativa, que acaba por se assumir num poema de autor português.”

O autor comunicou que esta distinção constitui um importante estímulo para dar continuidade, de forma mais regular, à sua produção escrita, o que até agora vem fazendo de forma esparsa, e que a dedica a todos os professores que, com o seu trabalho e dedicação diários, prestigiam a nobre causa da educação.

O SPRC prevê a publicação deste conto em edição própria ou em parceria e congratula-se com a qualidade do texto vencedor, situação que vai sendo habitual nestas iniciativas que o Sindicato tem realizado.

A Direção Distrital de Castelo Branco , em particular, manifesta um enorme orgulho pelo reconhecimento do mérito deste nosso conterrâneo.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Penamacor, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *