Viagem pela História Geológica de Oleiros

1ªMão – Fim de semana extraordinário

Realizou-se no passado dia 20 de Maio a “Viagem pela História Geológica de Oleiros”, uma actividade pedagógica inserida no Festival da Paisagem.

Este foi um Programa Educativo especial para os alunos de Oleiros, com o objectivo de celebrar a paisagem com uma viagem pelas principais etapas da história geológica da região, marcada nas paisagens do seu dia-a-dia.

A visita começou na Pedreira da Penha Alta, um dos geossítios da Serra do Moradal mais representativo do oceano que outrora cobriu a região.

Seguiu-se o Miradouro do Zebro, com testemunhos do levantamento dos estratos pela colisão dos continentes, materializados em grandes estruturas dobradas.

A paragem seguinte foi o geomonumento Fraga da Água d’Álta, onde foi analisada a acção erosiva da água sobre as rochas.

Os 24 alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária Padre António de Andrade terminaram esta viagem de 580 milhões de anos no geossítio Miradouro do Mosqueiro.

Aqui foi interpretada a paisagem natural e antrópica e a actividade encerrou com um debate sobre estratégias de geoconservação em Oleiros.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros, Orvalho com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *