José Pedro Fontes vence no Rali Amarante Baião com o novo Citroen

RALI AMARANTE BAIÃO

JOSÉ PEDRO FONTES/PAULO BABO DÃO A PRIMEIRA VITÓRIA À GERAL AO CITROËN C3 R5 NO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS

  • Rali Amarante Baião discutido ao segundo do primeiro ao último troço com a vitória sorrir ao Citroën Vodafone Team
  • Este foi o primeiro triunfo do novo Citroën C3 R5 à geral numa prova do Campeonato de Portugal de Ralis
  • José Pedro Fontes Paulo Babo venceram seis das 11 especiais da prova nortenha, terminando com uma vantagem de cinco segundos para o segundo classificado e maior rival ao longo de toda a prova
  • O Campeonato de Portugal de Ralis está na sua fase final final, faltando disputar apenas o Rali do Algarve, que estará na estrada entre 17 e 18 de Novembro

A estreia do Rali Amarante Baião no escalão máximo dos ralis nacionais não podia ter corrido melhor para as cores do Citroën Vodafone Team, que garantiu hoje a primeira vitória à geral do nóvel Citroën C3 R5 em provas de estrada portuguesas, depois da sua estreia no CPR, em Maio, aquando do Vodafone Rali de Portugal.

José Pedro Fontes/Paulo Babo travaram intensa luta ao longo das 11 especiais da prova, com João Barros, que foi, aliás, líder da prova até bem perto do final. A verdade é que José Pedro Fontes já tinha antecipado que os bons sinais dados ontem na etapa de arranque lhe davam confiança adicional e havia, sim, que forçar um pouco mais e tentar anular os pouco mais de cinco segundos que o separavam da liderança na noite de ontem.

Pois foi a essa a estratégia de hoje e que surtiu um excelente efeito. Um andamento forte, sem erros ou percalços que pudessem baralhar as contas, e a dupla do Citroën Vodafone Team tirou o melhor partido das capacidades do Citroën C3 R5 vencendo cinco especiais, já depois de ontem terem sido os mais lestos na Super Especial desenhada nas ruas de Amarante.

A única troca de líder aconteceu aconteceu a dois troços do final, na especial de Carvalho de Rei 2, quando José Pedro Fontes “roubou” de uma só vez, 1,8 segundos a João Barros, assumindo a liderança à geral por apenas meio segundo, diferença com que os dois pilotos entaram para a derradeira batalha em terras de Amarante, o troço Rota do Vinho Verde 2, com 12,44 quilómetros. Era o o “tudo por tudo” para ambas as formações e foi aqui que Fontes, Babo e o C3 R5 fizeram a diferença, batendo o rival por 4,5 segundos.

Foi, como ficou provado “um triunfo suado, mas bestialmente saboroso”, afirmou José Pedro Fontes à chegada a Amarante, acrescentando que “conseguimos fazer desta vez aquilo que por manifesto azar não foi possível em Castelo Branco. Conseguimos dar ao Citroën C3 R5 o primeiro triunfo à geral numa prova do Campeonato de Portugal de Ralis, um objectivo que perseguíamos desde Maio. Foi um rali exigente em que o mínimo erro podia deitar tudo a perder, tal o nível a que andámos.

Aproveito para felicitar o João Barros pela excelente prova que fez, sendo que também ele seria um justo vencedor.

Inês Ponte não foi esquecida

Por outro lado gostava de dedicar este triunfo à Inês Ponte, depois do período difícil que ambos atravessamos, e a toda a equipa que trabalhou de forma incansável antes e durante este rali, em que tudo era novidade. Estamos todos de parabéns, mas já a pensar em repetir “a dose” no Algarve. É nisso que estamos já focados, até porque este triunfo veio apimentar ainda mais a luta pelo título que será decidido na última prova e, apesar de todos os percalços que enfrentámos, nós também estaremos na luta, sabendo que é imperioso vencer, embora estejamos dependentes do resultado dos nossos outros dois rivais.

O Campeonato de Portugal de Ralis regressa à estrada para disputar a sua última ronda em 2018, o Rali do Algarve, que tem lugar no dias 17 e 18 de Novembro.

José Pedro Fontes a fundo...vence

José Pedro Fontes a fundo…vence

Publicado em Desporto, Destaques | Tags | Publicar um comentário

Lucília Gago é a nova PGR

Vai haver nova PGR: a escolhida é Lucília Gago

A actual procuradora-geral-adjunta da República, Lucília Gago, de 62 anos, é a escolha do Governo, subscrita pelo presidente da República, para suceder a Joana Marques Vidal.

A notícia da escolha do novo nome para a Procuradoria Geral da República (PGR) foi divulgada, esta quinta-feira à noite, no site da Presidência da República, com uma nota de Marcelo Rebelo de Sousa, revelando que terá efeitos a partir de 12 de Outubro de 2018.

O presidente aponta duas razões para a decisão de acolher a substituição da actual procuradora, cujo nome lhe foi proposto pelo primeiro-ministro António Costa.

Por um lado, Marcelo lembra que “sempre defendeu a limitação de mandatos, em homenagem à vitalidade da Democracia, à afirmação da credibilidade das Instituições e à renovação de pessoas e estilos, ao serviço dos mesmos valores e princípios”.

Em segundo lugar, o presidente diz que “considera que a Senhora Dra. Lucília Gago garante, pela sua pertença ao Ministério Público, pela sua carreira e pela sua actual integração na Procuradoria-Geral da República – isto é, no centro da magistratura – a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém, tão dedicada e inteligentemente prosseguida pela Senhora Dra. Joana Marques Vidal”.

Lucílio Gago foi Directora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa entre 2016 e 2017, e está desde essa data a exercer funções na PGR onde criou e desenvolveu um gabinete de âmbito nacional de coordenação dos magistrados do MP na área da família, da criança e dos jovens. Actualmente coordena este gabinete.

A área das crianças e dos jovens é há muitos anos acompanhada por si e está desde 2009 na Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em risco.

Publicado em Destaques, Justiça, Oleiros, Política | Tags | Publicar um comentário

Partido ALIANÇA pronto para ser lançado

ÚLTIMA HORA

4ª feira, dia 19 de Setembro, o ALIANÇA entrega assinaturas de formalização no Tribunal Constitucional

O ALIANÇA, Partido em constituição liderado por Pedro Santana Lopes garante em tempo recorde as assinaturas necessárias para a constituição legal no Tribunal Constitucional.

Ainda sem constar nas sondagens (a última na 5ª feira) mostra que o Centro Direita está já em recomposição com o PSD a cair de 27 para 24% e o PS no limiar da maioria absoluta.

O ALIANÇA vem clarificar e separar águas na política em Portugal, mostrando quem é Liberal, Social Democrata ou Democrata Cristão e isso é bom e finalmente vai acontecer.

Aliança (novo Partido político)

Aliança (novo Partido político)

Publicado em Destaques, Nacional, Oleiros | Tags , , | Publicar um comentário

Cláusulas contratuais gerais no contrato de mediação imobiliária obedecem a novo modelo

Cláusulas contratuais gerais no contrato de mediação imobiliária obedecem a novo modelo. 

Entrou em vigor, no dia 15 do presente mês, a Portaria nº 228/2018, que aprova o novo modelo de contrato de mediação imobiliária.

Desta forma, foram definidas novas regras para as obrigações de informação ao consumidor, na utilização de contratos de mediação imobiliária com recurso a cláusulas contratuais gerais.

O contrato de mediação imobiliária traduz-se em ações de promoção, publicitação, divulgação, prospeção e recolha de informações que visem a constituição ou aquisição de direitos reais, a permuta, o trespasse o arrendamento, ou ainda a cessão de posição em contratos cujo objeto seja um bem imóvel. Alguns contratos preveem o regime de exclusividade ou seja, enquanto o contrato vigorar, o direito de promover o negócio cabe apenas à mediadora.

A mediadora tem direito à remuneração acordada pela prestação dos serviços contratados.

As empresas podem, contudo, apresentar, ao consumidor, contratos pré elaborados.

As cláusulas contratuais gerais são condições contratuais que não podem ser negociadas nem alteradas. O consumidor limita-se a aceitar ou recusar cláusulas pré elaboradas.

As empresas que optem por utilizar o modelo de contrato aprovado ficam dispensadas de submeter a aprovação prévia pela Direcção-Geral do Consumidor.

 A validação passa a ser feita pelo Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção ficando registado o contrato que a empresa irá utilizar.

Ficam simplificadas e harmonizadas as regras sobre a informação ao consumidor.

O novo modelo acautela a obrigatoriedade da empresa informar claramente sobre as características, composição, preço e condições de pagamento do bem imóvel; comunicar imediatamente aos interessados qualquer facto que ponha em causa a concretização do negócio visado; certificar-se da capacidade e legitimidade contratual, das pessoas intervenientes nos negócios que irão promover; garantir correspondência entre as características do imóvel e as fornecidas pelos interessados contraentes e verificar da eventual existência de ónus ou encargos sobre o imóvel.

Caso pretenda apresentar denúncia de violação das prescrições legais relativas a esta matéria, poderá utilizar o livro de reclamações para o efeito, contactar diretamente o Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI) ou dirigir-se à DECO.

Tânia Vieira – Jurista

DECO – Coimbra

DECO

DECO

 

 

 

 

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.

NOTA DO JORNAL DE OLEIROS : O nosso Jornal desenvolveu uma parceria com a DECO – Coimbra visando apoiar os consumidores. Mensalmente, publicaremos um artigo veiculado pela conceituada Jurista Tânia Vieira, certos de em conjunto propiciar os melhores esclarecimentos a todos os nossos Leitores.

 

05/09/2018

Caracteres: 2.718

Publicado em Castelo Branco, Destaques, Oleiros | Publicar um comentário

ALIANÇA é o novo Partido de Pedro Santana Lopes

O novo partido do ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes vai chamar-se Aliança e a recolha de assinaturas para se constituir formalmente arranca na próxima semana, avança hoje o semanário Expresso.
. Recolha de assinaturas e site na próxima semana;
. Cor azul domina a imagem
Novo partido de Pedro Santana Lopes vai chamar-se Aliança

De acordo com declarações de Pedro Santana ao Expresso, o futuro partido será “personalista, liberalista e solidário. Europeísta, mas sem dogmas, sem seguir qualquer cartilha e que contesta a receita macroeconómica de Bruxelas”.

O antigo militante do PSD que concorreu este ano à liderança dos sociais-democratas, em eleições que perdeu com 46% dos votos para Rui Rio, diz agora que a Aliança quer “garantir representação política” para poder “participar no processo de decisão, seja no Governo seja na oposição”.

Nos excertos da declaração de princípios a que o Expresso teve acesso, refere-se que “Portugal precisa de reforçar a sua atitude perante a União [Europeia]” e internamente constitui um “imperativo absoluto” o combate à desertificação e abandono do território.

Quanto ao Sistema Nacional de Saúde defende: “[Devemos estimular] o investimento em seguros de saúde eficazes” com o Estado a acompanhar esse esforço dos portugueses com “deduções fiscais efetivas”.

Na economia, quer Orçamentos do Estado “equilibrados” e um rigoroso “controlo da despesa pública” com “políticas de consolidação da dívida pública que não limitem a margem de manobra orçamental” e uma “forte redução da carga fiscal”.

Critico da decisão de Rui Rio de ter dado liberdade de voto aos deputados na despenalização da eutanásia, o futuro partido defende: “respeitamos a liberdade religiosa e valorizamos a dimensão espiritual da pessoa. Rejeitamos as visões utilitaristas e egoístas da vida humana”.

O novo partido que já tem símbolo de cor azul propõe ainda a “criação do Senado, com a representação das diferentes regiões do país” com o objectivo de aproximar eleitos dos eleitores.

Santana Lopes não revela outros nomes que fazem parte da nova organização, mas adianta que a página do partido será lançada na próxima semana.

Publicado em Destaques, Nacional, Política | Tags , , | Publicar um comentário

A lenda da Marofa em Castelo Rodrigo

A estória de um amor proibido inspira dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

Reza a lenda que o caso de amor entre um cavaleiro cristão e a linda filha de um rico judeu, que se refugiou em Castelo Rodrigo, de seu nome Ofa, deu origem ao nome da serra: Serra da Marofa. Este é o mote para uma festa inesquecível, que vai acontecer na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro.
Data: 10/08/2018 

Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo

A Lenda da Marofa” é o sétimo evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, esta lenda e o património natural e paisagístico da serra da Marofa vão inspirar dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, localizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda), promove um programa repleto de animação, que inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia. Uma festa que celebra as origens e tradições desta Aldeia Histórica, oferecendo assim aos seus visitantes uma oportunidade única de conhecer Castelo Rodrigo em todo o seu esplendor e conviver com as suas acolhedoras gentes. A entrada é gratuita.

Com uma elevação de 977 metros de altitude máxima, a Serra da Marofa oferece-nos paisagens a perder de vista, e é um dos cartões de visita de Castelo Rodrigo. A beleza da Aldeia Histórica e da Serra não deixa ninguém indiferente, e é por isso que um dos destaques da festa “A Lenda da Marofa” é um tour fotográfico, na sexta-feira 31 de agosto, depois do qual cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas.

Quem quiser aproveitar e ficar mais dias na região para conhecer as restantes Aldeias Históricas de Portugal pode aproveitar um pacote especial de alojamento, com preços atrativos, disponível em http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/12-em-rede-ahp-castelo-rodrigo-lenda-da-marofa/ .

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Participe nesta festa e regresse com o coração cheio de bons momentos!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” só termina em dezembro! Depois de Castelo Rodrigo, as festas continuam nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro). São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. A não perder!

Sobre o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”:

Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita, muita festa são os traços comuns que vão ligar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas a quem os visita.

Como ponto de partida da iniciativa “12 em Rede | Aldeias em Festa” está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia. Tanto pode ser uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, como um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade. São símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis nos habitantes e em quem vem de visita.

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

1 DESTINO QUE SÃO 12.

Siga-nos em:

www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL

twitter.com/AHistoricasPT

www.instagram.com/aldeiashistoricas

www.youtube.com/user/AldeiasHPortugal

E agora também no Flickr!

Publicado em Belmonte, Destaques, História | Tags | Publicar um comentário

Belmonte Medieval começa hoje

De 10 a 12 em Belmonte, a não perder.

Belmonte Medieval começa hoje

Belmonte Medieval começa hoje

  • Programa do 1º dia (10 de Agosto)
Publicado em Belmonte, Destaques | Tags , | Publicar um comentário

CIMBB reforça vigilância da floresta com equipas de sapadores

CIMBB reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

. Primeiras equipas em Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão

Três equipas de sapadores florestais, cada uma com cinco elementos, reforçam desde 1 de agosto a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, no âmbito de uma candidatura realizada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) à 1ª Brigada de Sapadores Florestais, numa iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do desenvolvimento Rural.

Os veículos, disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, já estão no terreno, garantindo, nesta primeira fase, mais meios para a prevenção aos incêndios florestais através de vigilância em locais previamente definidos em cada um dos concelhos, em articulação com os Gabinetes Florestais dos respetivos Municípios.

Após o período crítico, a brigada de sapadores florestais, constituída pelas três equipas, irá realizar silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, trabalho a efetuar em conjunto no âmbito da Comunidade Intermunicipal em todos os seis concelhos. Desta forma, através da implementação deste projeto, assegura-se presença durante todo o ano na floresta de mais 15 sapadores florestais.

A CIMBB candidatou-se a uma 2ª Brigada de Sapadores Florestais, constituída por três novas equipas, que realizará a sua atuação nos restantes concelhos da Comunidade Intermunicipal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, que aguarda aprovação pelo ICNF.

Brigadas da CIMBB

Brigadas da CIMBB

Publicado em Destaques, Oleiros | Tags | Publicar um comentário

Isabel Costa é a nova Presidente da JSD de Oleiros

Em actualização

Isabel Costa é a nova Presidente da JSD de Oleiros.

NOVOS ÓRGÃOS DA JSD OLEIROS

Interior jovem, Interior com Futuro!” é o lema da nova equipa

Decorreram ontem, sexta-feira, dia 3 de agosto, as eleições para os novos órgãos concelhios da Juventude Social Democrata de Oleiros.

Depois de um mandato de dois anos, Tiago Rodrigues, autarca da JSD enquanto Secretário da Junta de Freguesia de Álvaro, passou a pasta a Isabel Costa, de 21 anos, até então Presidente da Mesa do Plenário da JSD Oleiros.

“Interior Jovem, Interior com Futuro!” foi o lema da nova equipa de Isabel Costa, até ao momento também Presidente do Núcleo de Estudantes Social Democratas do IPCB, que foi eleita por unanimidade.

A equipa

A acompanhá-la estão Ana Garcia como Vice-Presidente, Elmano Antunes como Secretário-Geral e Bruno Mateus, Samuel Marques, Patrícia Gonçalves e Andreia Garcia como Vogais. José Martins é o novo Presidente da Mesa do Plenário Concelhio, tendo Vitor Santos como Vice-Presidente, Diana Antunes como Secretária e João Lourenço (Presidente da Mesa do Congresso Distrital da JSD) como suplente do órgão.

A nova JSD Oleiros tomará posse já no próximo mês de Setembro, com a presença de elementos distritais e nacionais da JSD, e tem como principais objetivos até 2020 defender os direitos e interesses dos jovens do concelho de Oleiros, ouvindo-os e apoiando-os não só nas suas ambições, mas também nas suas dificuldades, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais participativos e ativos.

Isabel Costa afirma que a concelhia da JSD “pretende ser a voz dos Jovens do Concelho junto dos órgãos máximos do partido, fazendo-nos representar em fóruns de juventude”.

A realização de uma campanha de regresso às aulas já em setembro é uma das prioridades, no âmbito da Volta Distrital, bem como a dinamização de ações de solidariedade, o crescimento da estrutura e a apresentação de propostas de políticas de juventude ao Presidente da Câmara Municipal para ajudar a fixar as novas gerações num concelho que é o quarto do país com mais idosos (581) por cada 100 jovens com menos de 15 anos.

O estabelecimento de uma relação estável de cooperação política com o executivo municipal é portanto uma certeza.

Isabel Costa

Isabel Costa

Publicado em Destaques, Oleiros | Tags , , | Publicar um comentário

2 fogos em Castelo Branco (Palvarinho e Caféde) mobilizam 9 meios aéreos

Um incêndio deflagrou hoje junto à localidade de Palvarinho, em Castelo Branco, e estava às 16:30 a ser combatido por uma centena de operacionais e seis meios aéreos, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Dois incêndios em Castelo Branco mobilizam 160 bombeiros e nove meios aéreos

O alerta para o incêndio, que lavra numa zona de mato, deu-se às 14:58.

Segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco, poderão ser necessários mais meios.

Envolvidos no combate às chamas estão 103 operacionais, apoiados por 23 viaturas e seis meios aéreos.

Já em Caféde, também em Castelo Branco, deflagrou outro incêndio, hoje, numa zona de mato.

O alerta foi dado às 15:24 e, às 16:30, estavam no local a combater as chamas 60 operacionais, apoiados por 12 viaturas e três meios aéreos.

Publicado em Bombeiros, Castelo Branco, Destaques | Tags , | Publicar um comentário
  • RSS
  • Twitter
  • Tumblr
  • Facebook
  • LinkedIn