Sugestão para o Natal

Adquira e ofereça um Medronho extraordinário

Deixamos aqui a sugestão de presente para um Natal feliz.

Trata-se de um produto da região de Oleiros com apresentação cuidada.

O Medronho que está dentro é uma verdadeira maravilha, imperdível.

Aos Amigos que o desejem adquirir, directamente ao proprietário, peço apenas que escrevam e coloco em contacto.

Será um prazer facilitar o acesso a tão bom produto.

Este MEDRONHO é divinal e marca a região pela positiva.

Medronho de Oleiros

Medronho de Oleiros

 

 

 

 

 

PF

Publicado em Destaques, Estreito, Oleiros | Tags | Publicar um comentário

Sons de Natal já este fim de semana no Estreito e em Oleiros

Sons de Natal este fim-de-semana no Estreito e em Oleiros

Integrados no evento Sonhos de Natal, o Município de Oleiros irá levar a cabo quatro concertos de Natal e de Reis que trarão a vários pontos do concelho a magia desta quadra.

Os Sons de Natal começam já este fim-de-semana, pelas 18 horas de dia 16 de dezembro (sábado) na Igreja Matriz do Estreito.

Concertos de Natal

Concertos de Natal

Aqui vão poder ouvir-se diferentes períodos de música sacra, onde o público é convidado a percorrer diversos estilos de música: da erudita, às expressões da modernidade, num caloroso espírito de Natal. Ricardo Neves (tenor), Vasco Miranda (piano) e Rodrigo Neves (saxofone), rumam do Estreito a Oleiros, num concerto que irá acontecer no domingo, dia 17, pelas 22 horas, na tenda climatizada, localizada no Jardim Municipal.

Em janeiro, os concertos continuam com os Sons de Reis na Isna (6 janeiro) e em Orvalho (7 janeiro).

 

Publicado em Destaques, Oleiros | Tags | Publicar um comentário

Maior Ceia de Natal é no Fundão

Iniciativa inédita junta cerca de 7 mil beneficiários da Cruz Vermelha Portuguesa

Fundão recebe maior ceia solidária de Natal

Dia 16 de dezembro, o Fundão será uma das 61 localidades portuguesas que vão receber aquela que será a maior ceia solidária de Natal alguma vez organizada em território nacional. A iniciativa será organizada pela Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Fundão e será totalmente fornecida pelo Intermarché do Fundão. No total as 61 localidades irão servir mais de 7 mil beneficiários da Cruz Vermelha Portuguesa.

Gislain Bagot, dona do Intermarché do fundão explica:Estamos presentes em 245 localidades com um modelo de gestão diferenciador, composto por empresários independentes, que como eu, vivem nas localidades onde as lojas estão implantadas e que por isso conhecem bem a história dos seus clientes.

Este modelo permite-nos desenvolver uma relação de proximidade directa quer com quem nos visita, quer com as instituições da região, tornando possível uma ação como esta”. Acrescenta ainda “o projecto da ceia solidária de Natal nasceu de uma vontade de querer proporcionar um momento de convívio e amor a quem de outra forma poderia não usufruir de um momento como este,” conclui

Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, acrescenta: “Esta ceia solidária de Natal representa o culminar de um trabalho que as Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa têm edificado por todo o país. Esta ação não teria sido possível sem o apoio do Grupo Os Mosqueteiros, que através do Intermarché, a sua marca alimentar, nos forneceu mais de 7 mil refeições completas de Natal proporcionando assim todas as condições para pormos em prática um momento natalício que de outra forma poderia não existir.”

A ceia solidária de Natal acontece em simultâneo de norte a sul do país. Para além da maior ceia solidária de Natal organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, no dia 16 de dezembro o Intermarché vai fornecer mais 24 refeições solidárias, perfazendo um total de 85 refeições que irão chegar a mais de 10 mil pessoas carenciadas.

Sobre a Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa, fundada em 11 de Fevereiro de 1865, integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e tem como missão prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. Está implantada a nível nacional através de cerca de 170 Estruturas Locais e tem como principais áreas de actuação, serviços e grupos beneficiários as Crianças e Jovens; Cuidados de Saúde; Emergência; Apoio aos mais Vulneráveis, programa “Mais Feliz”; Ensino de Socorrismo, Profissional e na área da Saúde; Tecnologias de Apoio à Distância; e Seniores.

Sobre Os Mosqueteiros

O Grupo Mosqueteiros é um dos maiores grupos de Distribuição mundiais multi-insígnia que opera em quatro países europeus, entre os quais Portugal, atuando com um posicionamento muito particular, único mesmo num setor de atividade tão moderno e criativo, já que a sua gestão global é partilhada pelo conjunto dos proprietários de cada uma das lojas em cada país. Esta estrutura organizativa peculiar determina que o Grupo assuma como característica fundamental da sua missão a máxima proximidade com as comunidades onde está implantado, dado o envolvimento direto da sua gestão com a realidade circundante das respetivas lojas.

Em Portugal, O Grupo Os Mosqueteiros atua com três insígnias: Intermarché, supermercados especialistas em produtos frescos, que se adaptam às realidades dos locais onde se localizam; Bricomarché, que integra cinco áreas dentro do mesmo espaço (decoração, bricolage, materiais de construção, jardinagem e produtos para animais de estimação); Roady, um centro-auto especialista na manutenção, equipamento, reparação, acessórios e peças para automóvel.

Ceia de Natal no Fundão

Ceia de Natal no Fundão

 

 

 

Publicado em Destaques, Fundão | Tags | Publicar um comentário

Anabela Campos integra o Executivo municipal de Penamacor

JS Penamacor congratula-se com tomada de posse de Anabela Campos

Segundo nota enviada às redações dos meios de comunicação social, a direção da Concelhia de Penamacor da Juventude Socialista, demonstra a sua satisfação por Anabela Castilho Campos, militante daquela estrutura partidária, e indicada pela Juventude Socialista de Penamacor, para integrar a lista do Partido Socialista à Câmara Municipal, nas últimas eleições Autárquicas, passar a constituir o Executivo Municipal, após a renúncia da anterior Vereadora, Ilidia Cruchinho, que saiu por possíveis incompatibilidades com empresas de familiares.
Para Renato Robalo da Silva, Presidente da Juventude Socialista de Penamacor, “ficamos muito satisfeitos pela nossa camarada passar a fazer parte daquele que é sem dúvida um elenco governativo autárquico jovem, com muitos projetos, motivação e determinação, e condições para desempenhar um excelente mandato”, afirmando “estamos convictos que a Senhora Vereadora Anabela Campos, vai desempenhar um excelente mandato, dentro daquelas que sejam as competências delegadas pelo Senhor Presidente da Câmara, e que na área da Juventude, seja um voz ativa e crítica construtiva na representação de todos os jovens do nosso Concelho”.
Quanto à renúncia de Ilidia Cruchinho, o Secretariado da Concelhia Penamacorense, “elogia e agradece todo o trabalho autárquico que ao longo dos últimos 16 anos desenvolveu em prol do Concelho de Penamacor, tendo esta responsável autárquica deixado a sua marca positiva em todos os projetos que executou”, esperando a estrutura jovem do Partido Socialista, que Ilidia Cruchinho “continue a ser uma voz ativa na política autárquica Concelhia, porque precisamos desta grande Senhora, que muito deu de si ao Concelho de Penamacor e às suas gentes”.
Com esta alteração a Juventude Socialista vê assim consolidada a sua presença nos órgãos autárquicos mais relevantes da política Autárquica Municipal, com Renato Robalo da Silva e Patrícia Soares Leitão a integrar a Assembleia Municipal de Penamacor e Anabela Castilho Campos, a integrar a o órgão Executivo da Câmara Municipal, eleitos pelo Partido Socialista.

Anabela Campos 1ª à direita na foto

Anabela Campos 1ª à direita na foto

Publicado em Destaques, Penamacor | Tags , | Publicar um comentário

Rota da Castanha em Oleiros

Caminhada Rota da Castanha com inscrições abertas

A Caminhada Rota da Castanha tem inscrições abertas até 14 de dezembro na Piscina Municipal (272681062) ou no Posto de Turismo (272681008).

Inserida na Mostra dos Frutos de Outono – Medronho e da Castanha, esta caminhada irá realizar-se no dia 17 de dezembro na Freguesia de Mosteiro, com concentração em frente à Câmara Municipal de Oleiros pelas 09H30.

O transporte é cedido pelo Município e é gratuito.

O início da caminhada está previsto para as 10 horas no Recinto de Festas do Mosteiro. O percurso tem cerca 5Km e é de dificuldade média-baixa, terminando com um reforço alimentar.

Esta atividade é organizada pelo Município de Oleiros com o apoio da Junta de Freguesia de Mosteiro.

Rota da Castanha em Oleiros

Rota da Castanha em Oleiros

Publicado em Destaques, Oleiros | Publicar um comentário

Francisco: profeta e diplomata, por Mendo Castro Henriques

Francisco: profeta e diplomata
É difícil ser profeta e diplomata ao mesmo tempo mas o Papa Francisco conseguiu esse feito na visita ao Extremo Oriente.
Antes de visitar a Birmânia, os ativistas dos direitos humanos pediram-lhe que condenasse o assassinato, a violação e a limpeza étnica dos muçulmanos Rohingya pelos militares de Myanmar. Centenas de aldeias no estado de Rakhine foram queimadas pelos militares e mais de meio milhão de Rohingya fugiram como refugiados para Bangladesh.
O cardeal de Mianmar, o arcebispo Charles Bo, pediu ao papa que não usasse a palavra “Rohingya” ; temia que a pequena minoria católica fosse atacada pela maioria budista que vê os Rohingya como ilegais
O dilema era terrível: se fosse só profeta colocava em risco a vida dos cristãos em Mianmar; se fosse apenas diplomata comprometia a sua autoridade moral.
O Papa Francisco escolheu um terceiro e surpreendente caminho. Aos líderes de Myanmar falou do sofrimento causado por “conflitos civis e hostilidades que duraram por muito tempo” e pediu “paz baseada no respeito pela dignidade e pelos direitos de cada membro da sociedade, respeito por cada etnia e sua identidade ” sem usar a palavra Rohingya.
Os ativistas Rohingya e ativistas de direitos humanos não estavam satisfeitos. Queriam que o papa criticasse publicamente os militares e o governo. Simpatizo com esta proposta;mas uma coisa é ser profético e sofrer pessoalmente as consequências; e outra coisa é fazer afirmações proféticas mas colocar em risco a vida de outros por suas declarações.
Não tenho dúvidas de que o Papa Francisco colocaria a sua vida em risco, mas colocar outras vidas em risco seria imprudente, especialmente quando as suas palavras pouco ou nenhum efeito teriam sobre as forças armadas que negam a limpeza étnica .
A 1 de dezembro, surpresa. O papa agradeceu o povo e o governo de Bangladesh por acolher refugiados do estado de Rakhine e usou a palavra Rohingya quando se encontrou com 16 refugiados.
Francisco recordou a narrativa islâmica da criação do mundo quando Deus “no início tomou um pouco de sal, colocou-o na água e criou as almas de todas as pessoas”. “Esses irmãos e irmãs carregam o sal de Deus dentro deles. E surpreendeu todos, acrescentando:” A presença de Deus hoje também se chama Rohingya “.
No final do encontro inter-religioso, que juntou milhares de pessoas em Daca, capital do Bangladesh, Francisco voltou a pegar no microfone e dirigiu-se aos Rohingya. “A vossa situação é muito dura. Em nome dos que vos fizeram mal e pela indiferença do mundo, peço perdão.”
Assim, o Papa Francisco foi profeta. O grão-mufti do Bangladesh referiu, no seu discurso que o “forte apoio” do Papa pelos rohingya “terá resultados positivos no esforço para assegurar os seus direitos humanos”.
Mendo Castro Henriques

Mendo Castro Henriques

 

Publicado em Comunidades, Destaques, Igreja católica | Tags , | Publicar um comentário

Adufeiras de Idanha-a-Nova lançam novo CD

“Dá-me cá esse adufe”

Adufeiras de Idanha-a-Nova lançam novo CD

As Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova acabam de lançar um novo CD com várias tradições musicais da Vila como canções de trabalho, dos jogos de roda, religiosas e um breve romance.

A apresentação do CD, intitulado “Dá-me cá esse adufe”, com 25 canções, teve lugar no dia 2 de dezembro, no Forum Cultural, em Idanha-a-Nova.

“Este é um acontecimento importante para a história do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova”, começou por afirmar Maria Manuela Catana, presidente da direção. A dirigente explicou que o novo CD “pretende constituir-se como uma memória futura viva do património etnofolclórico da Vila de Idanha-a-Nova, a ‘Capital do Adufe’, que integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da Música”.

O CD é o volume 42 da coletânea Folclore Português, cujo produtor, Emiliano Toste, tem vindo a gravar grupos tradicionais por todo o país. “Ansiava há algum tempo gravar estas adufeiras, que não cantam apenas bem, cantam muito bem e com genuinidade”, confessou o produtor.

O lançamento do CD contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e do presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas

Armindo Jacinto descreveu o momento como “especial”, por cumprir “muito do que ambicionamos: inventariar, preservar e divulgar a nossa riqueza patrimonial, para que a possamos valorizar e transmitir aos nossos filhos e netos”.

O autarca reafirmou que “nos últimos anos tem sido feito um trabalho sério de preservação das heranças culturais de Idanha, por parte da autarquia, mas sobretudo por parte dos agentes culturais e dos muitos grupos tradicionais do concelho”.

Também Vítor Mascarenhas manifestou o seu regozijo com o novo CD do grupo da Vila: “As Adufeiras de Idanha-a-Nova são um dos grandes embaixadores das nossas terras. Os idanhenses têm orgulho na forma como estas mulheres vivem a herança milenar do toque do adufe, transmitindo-a às gerações vindouras para que jamais se perca esta tradição”.

A apresentação do CD terminou da melhor maneira, com uma atuação ao vivo das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, que entusiasmaram a plateia com cinco dos temas gravados.

Adufeiras de Idanha-a-Nova

Adufeiras de Idanha-a-Nova

Publicado em Destaques, Idanha-a-Nova | Tags | Publicar um comentário

Mostra de frutos de outono em Oleiros nos dias 15 a 17 de Dezembro

Jardim Municipal acolhe Mostra dos Frutos de Outono de 15 a 17 de dezembro 

A Mostra dos Frutos de Outono – Medronho e Castanha, evento que havia sido cancelado no final do passado mês de outubro, em virtude dos incêndios florestais que assolaram a região, vai ter lugar nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro, um pouco por todo o Jardim Municipal de Oleiros.

Jardim de Oleiros

Jardim de Oleiros

Nesta edição, os expositores estarão distribuídos pelo Jardim em casas de madeira e haverá ainda uma tenda no espaço contíguo que irá receber concertos e espetáculos. Apesar do período difícil que o concelho vive, é intenção do Município revitalizar também a dinâmica cultural e turística, apoiando os produtores e comerciantes locais com um evento que irá mais uma vez demonstrar o que de melhor se faz em Oleiros. Serão 10 os produtores e artesãos que irão marcar presença, nas mais diversas áreas.

A Mostra dos Frutos de Outono – Medronho e Castanha é indicada para toda a família, incluindo uma peça de teatro para os mais pequenos, concertos e espetáculos, cozinha ao vivo, concurso gastronómico aberto a toda a população entre muitas outras surpresas reservadas para os dias 15, 16 e 17 de dezembro.

Recorde-se que este evento se realiza no âmbito do PROVERE 2020 BEIRA BAIXA: Terras de Excelência, sendo cofinanciado pelo Centro2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Programa

Programa

Publicado em Destaques, Oleiros | Tags , | Publicar um comentário

Faleceu Ramiro Roque

Prestamos homenagem a um Amigo de sempre

. Velório decorre na Igreja de Cambas

. Funeral é amanhã às 15H00

Ramiro Roque, empresário, empreendedor, foi sempre uma figura marcante no Concelho de Oleiros, mas não só.

Actualmente, já depois de ter sido Presidente do “ARCOleiros” geria o Slide em Cambas e promovia espectáculos musicais.

Foi também um dos fundadores da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado de Oleiros.

À sua Família e Amigos, o Director e Colaboradores do Jornal de Oleiros, apresentam condolências sentidas.

Recordamos abaixo uma das notícias que a ele dedicámos.

http://www.jornaldeoleiros.com/2013/03/09/oleiros/cambas/dia-especial-no-slide-em-cambas-ramiro-roque-recebeu-amigos.htmleu

Ramiro Roque

Ramiro Roque

PF

Publicado em Cambas, Destaques, Oleiros | Tags , , | Publicar um comentário

Alimentação saudável “Projecto Promover e Integrar”

Alunos do Agrupamento de Escolas participam em workshop de Alimentação Saudável

Promover hábitos de vida saudável e incutir boas práticas na alimentação junto dos mais novos, foi o principal objetivo do showcooking promovido pelo Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, em parceria com o Município e com o Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca.

Orientado pelo Chef João Branco, os alunos do 6º e 9º ano aprenderam e experimentaram, nos dias 9 e 16 de novembro, respetivamente, várias sandes fáceis de preparar, com ingredientes alternativos aos alimentos com excesso em açúcar ou gordura que facilmente encontramos à venda.

Pão integral com mortadela de perú e queijo creme, pão integral com manteiga de amendoim banana e uvas brancas, pão integral com atum em conserva, ovo cozido e iogurte natural, foram apenas alguns lanches que integraram este showcooking.

O principal objetivo foi demonstrar aos alunos que é fácil comer bem e de forma saudável e que eles próprios podem elaborar o seu próprio lanche, com ingredientes benéficos para a saúde.

Workshop de alimentação saudável em Proença

Workshop de alimentação saudável em Proença

Publicado em Destaques, Proença-a-Nova | Tags | Publicar um comentário