Portela ( Oleiros ) é a primeira Aldeia Segura do Distrito de Castelo Branco

Primeira “Aldeia Segura” do distrito localiza-se em Oleiros

O concelho de Oleiros é o primeiro do distrito de Castelo Branco a implementar o projeto “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

Este projeto resulta de uma articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS) e, neste caso, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Oleiros.
No passado dia 17 de maio decorreu na localidade de Portela, pertencente à Junta de Freguesia Estreito-Vilar Barroco, uma das ações/exercícios.

A presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Victor Antunes, e também de vários Presidentes de Junta do concelho, reflete exatamente a base deste projeto que visa atribuir especial relevância a Municípios e Freguesias , no sentido de os capacitar com vista a dotá-los de conhecimento técnico, recursos didáticos e instrumentos de apoio à resiliência da população nestes cinco eixos fundamentas: proteção dos aglomerados; prevenção de comportamentos de risco; sensibilização e aviso à população; evacuação de aglomerados; e locais de abrigo e refúgio.

Em declarações à Rádio Condestável, Francisco Peraboa, Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco da Proteção Civil, explicou que está ciente de que “mais cedo ou mais tarde as mais-valias e os frutos da implementação destes programas virão ao de cima e irão replicar-se pelo distrito”. “Quando não temos um oficial de segurança podemos ter dois ou três, subdividir o aglomerado em vária secções e fazer pequenas adaptações à especificidade do aglomerado”, explicou ainda.

O vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros revelou a importância de garantir a segurança de pessoas e dos seus bens, não só através deste projeto, mas também de outras medidas e ações de acompanhamento/sensibilização que têm chegado a todo o concelho e nas quais Victor Antunes garante que, “pelos sítios onde temos passado, no tocante aos perímetros e às faixas de segurança, quer ao redor dos aglomerados, quer até mesmo às próprias habitações isoladas, o que se verifica é que de facto as pessoas estão sensibilizadas para esta problemática, vê-se que se empenharam”.

Portela (Oleiros) Aldeia Segura

Portela (Oleiros) Aldeia Segura

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Destaques, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *