Mulheres da Isna homenageadas

Mulheres da Isna homenageadas

Na abertura da ação que marcou o arranque da iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências“, no passado dia 27 de janeiro, na Isna, o presidente daquela Junta de Freguesia, Fernando Martins, referiu que “não podia deixar de lembrar as Mulheres da Isna, a quem tanto devemos“.

O autarca evocou a Fonte das Mulheres e referiu que estas “nunca nos deixaram ficar mal e é das suas mãos que ainda hoje se produz a nossa broa.

Pretendo aqui homenageá-las e dizer que é nossa intenção futura construir um monumento em sua homenagem”.

Com esta atividade que incluiu a recriação de vários episódios da estadia de D. Carlos I na Isna, os quais foram documentados em 1962 por Jaime Lopes Dias, pretendeu-se imortalizar o acontecimento que ficou historicamente conhecido por Caçara Real da Isna e que durante 4 dias fez de Isna Paço Real.

Recorde-se que esta iniciativa pretende valorizar o património-histórico cultural das freguesias, associado aos seus ativos naturais e paisagísticos.

Enquadrada no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, é cofinanciada pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Caçada Real na Isna

Caçada Real na Isna

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Isna com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *