Festival do Plangaio na Sobreira Formosa e Alvito da Beira entre 23 e 24 de Setembro

Inscrições para Festival do Plangaio e do Maranho decorrem até 15 de setembro

Os artesãos do concelho de Proença-a-Nova e as associações com sede na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira que queiram participar na quarta edição da Feira de Outono – Festival do Plangaio e do Maranho, que se realiza a 23 e 24 de setembro, devem formalizar a inscrição até dia 15 de setembro na receção da Câmara Municipal, na sede da União de Freguesias ou no Posto de Turismo, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.

Depois do sucesso da edição do ano passado, em que se associou o Festival do Plangaio a este certame, o Executivo Municipal decidiu ampliar ainda mais o âmbito desta iniciativa, convidando as associações a também trazerem as suas propostas de maranho, outra das especialidades gastronómicas do concelho.

A pouco mais de um mês do evento, o programa do Festival do Plangaio e do Maranho está quase fechado, destacando-se as propostas em que os recursos gastronómicos são potenciados, nomeadamente as sessões de cozinha ao vivo, marcadas para as 19h00, com chefs a desconstruírem as tradicionais formas de se cozinhar o plangaio e o maranho, e os ateliers de papa de carolo de milho e de broa de milho, este último inserido na programação da Beira Baixa Cultural, uma iniciativa cofinanciada pelo PROVERE no âmbito do CENTRO 2020. As tradições de outono continuam a ser parte fundamental do evento, como a desfolhada, recriando uma tarefas mais importantes da vivência das aldeias da região nesta época do ano.

Nesta edição, a União das Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira disponibiliza o brinde solidário, uma recordação do evento cuja venda reverterá para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.

Também é oferta da União de Freguesias o fogo preso que encerrará o primeiro dia de Feira de Outono. A manhã do domingo será dedicada às Jornadas Europeias do Património, com a temática do património e natureza, com visita à exposição “A Defesa da Beira Baixa – A Linha Defensiva das Talhadas-Moradal”, disponível no Edifício dos Fortes e Baterias, junto ao polo da Biblioteca na Sobreira Formosa, e ao Forte das Baterias na Catraia.

Quanto à animação musical, no primeiro dia os “Ronca e Rasga” vão realizar a arruada de abertura do festival (às 16h00) e às 17h30 “A Chiclateira” animará o recinto de festas. A partir das 22h00, o “Cosmos Music” promove o baile de encerramento do primeiro dia de festival. No domingo, a arruada com os “Trigainas” está marcada para as 13h00 e a animação de rua, a partir das 15h00, é com os “Da Cruz One Man Band”.

O baile iniciar-se-á às 20h00 com o “Duo RM”. Nos dois dias, em permanência, o Jogo do Pau apresenta jogos tradicionais antigos que convidam a um regresso à infância sem tecnologia.

Festival Plangaio

Festival Plangaio

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *