O Estreito (Oleiros) com novo reservatório de água

Novo Reservatório de Água no Estreito 

Já se encontra operacional o novo reservatório de água no Cardal no âmbito da Defesa da Floresta contra incêndios.

Este reservatório foi construído pela Junta de Freguesia Estreito – Vilar Barroco em parceria com a Câmara Municipal de Oleiros.

A Junta de Freguesia, em estreita colaboração com o Gabinete Florestal e com o Serviço Municipal de Proteção Civil, trabalharam em conjunto no sentido desta obra cumprir com as normas técnicas de modo a garantir o abastecimento tanto a meios aéreos como a meios terrestres e também garantir disponibilidade de água neste ponto durante todo o ano.

Recorde-se que esta Junta de Freguesia possui dois novos pontos de água dentro das ribeiras na Ameixoeira e em Risca da Andrade (Pião) e procedeu ainda, em 2015, à construção de uma nova charca na localidade de Poeiros.

Todas estas intervenções reforçam a rede de pontos de água do concelho de forma significativa, demonstrando a preocupação com a Floresta não só relativa a pontos de água, mas também no que diz respeito à manutenção da rede viária florestal e à criação de novos caminhos florestais.

De realçar que este trabalho só foi possível devido à colaboração do dono do terreno onde se encontra o novo reservatório, assim como das pessoas que têm parte nas águas que abastecem o mesmo.

A forte aposta do Município na Floresta tem passado por diversas medidas, entre elas a construção de reservatórios de água para defesa da floresta contra incêndios, que consistiu numa candidatura para 14 pontos de água, todos eles aprovados, sendo distribuídos um por cada freguesia, com exceção de Oleiros-Amieira e Estreito-Vilar Barroco que totalizam três pontos em cada freguesia.

Estes pontos de água vão reforçar os já existentes, garantindo o ataque aos incêndios, tanto por meios terrestres como por meios aéreos e representam uma candidatura ao PRODER (Programa de Desenvolvimentos Rural) de mais de 600 mil euros.

Reservatório do Estreito

Reservatório do Estreito

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Estreito, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *