Oleiros aprofunda relação com município do Tarrafal de S. Nicolau

Visita de Cooperação de uma comitiva de Oleiros ao

Tarrafal de S. Nicolau

No âmbito do projeto “Oleiros Educa” que envolve a Câmara Municipal de Oleiros e o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e do protocolo existente entre os municípios de Oleiros e do Tarrafal de São Nicolau, em Cabo-Verde, o Vereador da Cultura e da Educação, Paulo Urbano, o Diretor do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, António Cavaco e a Diretora da Residência de Estudantes de Oleiros, Dirce Padrão deslocaram-se à ilha de São Nicolau entre os dias 11 e 18 de abril.

A visita desta comitiva àquela ilha do arquipélago cabo-verdiano visou alcançar diversos objetivos, como por exemplo o estreitamento dos laços culturais e históricos sobejamente conhecidos, a reformulação e reforço do protocolo estabelecido entre os dois municípios em 2012 e a divulgação do projeto “Oleiros Educa” junto da comunidade escolar do Tarrafal.

O autarca tarrafalense e outros colaboradores daquela autarquia já tinham realizado diversas visitas à vila de Oleiros nos últimos três anos, no intuito de contactarem os estudantes da ilha que têm efetuado o seu percurso escolar no agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

Coube agora a Oleiros retribuir o gesto e deslocar um pequeno grupo de elementos representativos de diversas instituições àquela ilha, para vivenciarem presencialmente a realidade tarrafalense.

Durante os dias da visita, a delegação de Oleiros teve a oportunidade de conhecer a realidade socioeconómica e cultural de São Nicolau e trocar impressões com os vários agentes da comunidade escolar, nomeadamente a Direção e corpo docente do Liceu Pedro Corsino de Azevedo, alunos e encarregados de educação.

Também teve lugar um encontro com os familiares dos ex-alunos pertencentes ao primeiro grupo que veio estudar para o agrupamento de Oleiros, durante o qual foram entregues os diplomas de conclusão do curso profissional “Técnico de Gestão do Ambiente” e se efetuou um balanço bastante positivo da sua permanência em Oleiros.

Na ocasião, os familiares dos ex-alunos agradeceram a oportunidade possibilitada aos seus educandos pela Câmara Municipal de Oleiros, a qualidade da formação adquirida no agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e as excelentes condições e acompanhamento proporcionados pela Residência de Estudantes de Oleiros.

Esta iniciativa do município oleirense foi bastante profícua a vários níveis, sendo de destacar a calorosa receção por parte dos responsáveis tarrafalenses e a enorme simpatia e afetividade demonstradas pelas gentes do Tarrafal, não esquecendo o reforço das medidas de cooperação entre municípios e o estreitamento dos laços históricos e culturais que nos unem.

Delegação de Oleiros

Delegação de Oleiros

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Cabo verde, Destaques, Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *