Penamacor procura novo enquadramento para a sua Feira de verão

ENTRE 11 E 13 DE JULHO

Terras do Lince – Produtos Locais” é a designação com que a Câmara Municipal de Penamacor quer relançar a sua feira de verão, que não se realizava desde 2009. Um investimento anunciado de 125.000 euros integralmente financiados pelos fundos do Programa Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do QREN e dos programas PROVER e Mais Centro.

Em Conferência de Imprensa, realizada intencionalmente na antiga Casa da Câmara, ao Cimo de Vila, o presidente António Beites referiu que o que se pretende é um outro modelo de feira, com um novo enquadramento em termos de filosofia e de espaço físico, a refletir uma aposta clara na valorização do património histórico-cultural e natural do concelho, muito particularmente  do património monumental concentrado na zona histórica da Vila, razão por que o certame, que abandona o Terreiro de Santo António,  passa a ocupar, entre outros espaços, as ruas e casas do perímetro medieval, visando a sua revitalização. Naturalmente que, a valorização dos produtos locais, designadamente dos produtos agrícolas, que vão ter um espaço próprio, continua a ser o principal objetivo. Mas, ainda segundo António Beites, o sucesso só será garantido na medida em que as pessoas aderirem, daí o seu apelo ao envolvimento da população, que deve tomar este evento como uma oportunidade de complementar o seu rendimento familiar, tomando a iniciativa de montar o seu negócio nos espaços disponibilizados, quer pelo município, quer pelos particulares que dispõem de casas devolutas nas imediações do Castelo.

Todas as freguesias do concelho estarão representadas no certame com um stand e haverá ainda um envolvimento de ajuntamentos da vizinha Espanha, nomeadamente da zona raiana.

Ilídia Cruchinho e António Beites

Incluído no programa vai-se realizar o “Concurso do Borrachão”, bolo tradicional do concelho de Penamacor, e um “Arroz Doce Gigante”, confecionado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, segundo anúncio da vereadora Ilídia Cruchinho.

Quanto à animação musical, sem contemplar grandes e dispendiosos espetáculos, teve em conta os vários gostos e contextos geracionais, oscilando entre a música e danças tradicionais que os vários grupos do concelho, levarão ao palco do Largo do Castelo, na tarde do dia 13,  e o rock protagonizado pelos “Ferro e Fogo”, no mesmo local, mas na noite do dia 12. Pelo meio, um grande concerto proporcionado pela banda sinfónica da Força Aérea, que se realizará pelas 18:h00 do dia 12, na Praça Nova do ex-Quartel.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Penamacor. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *