Alunos inauguram mural de arte urbana contra a violência

IDANHA-A-NOVA

Os alunos da Escola Profissional da Raia (Eprin), em Idanha-a-Nova, inauguraram na passada quarta-feira, dia 11, um mural de arte urbana contra a violência, cujo objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para as questões da violência doméstica e de género.

O mural foi o culminar de um processo desenvolvido ao longo de todo o ano letivo em Idanha-a-Nova e que incluiu um concurso envolvendo os alunos da Eprin e do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.

Mural

O trabalho vencedor, intitulado “Violência Doméstica – Stop!”, foi concebido por um grupo de alunos da Eprin e instalado numa fachada do edifício daquela escola, executado pelos próprios alunos sob orientação dos artistas Ivo Santos e Zélia Duarte.

A iniciativa foi promovida pela Coolabora, uma cooperativa de consultoria e intervenção social, em parceria com a Eprin, o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) de Idanha-a-Nova e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, presidiu à inauguração do mural, numa cerimónia onde esteve presente a comunidade escolar e ainda Antónia Silvestre da Coolabora e o presidente do CMCD, João Carlos Sousa.

Idalina Costa – que também exerce as funções de diretora pedagógica da Eprin – sublinhou que o “importante é sensibilizar a comunidade para a existência de situações de violência, por vezes muito próximo de nós”, lembrando que a Linha de Emergência Social 144 destina-se a dar resposta imediata a essas situações.

O momento incluiu uma performance de dança sobre igualdade de género, intitulada “Miscelânea” e exibida pelas alunas da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (Etepa).

A iniciativa integrou o projeto “Muda-te”, apoiado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CCIG).

Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *