Câmara do Fundão diz que Festa da Cereja bateu todos os recordes

ASSINADO PROTOCOLO COM “CAPITAL DA CEREJA” DE ESPANHA

A Festa da Cereja do Fundão, que se realizou até terça-feira, em Alcongosta, ultrapassou todos os recordes em número de visitantes e de vendas, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.

Paulo Fernandes

Esta edição foi, até hoje, aquela em que conseguimos ter o maior número de sempre de visitantes e de venda de cerejas, isto apesar de o primeiro dia ter sido praticamente perdido devido à chuva“, referiu Paulo Fernandes.

O autarca adiantou que “nos restantes dias a resposta em termos de procura foi absolutamente extraordinária“, como comprovam os números registados pela organização: mais de 300 excursões, mais de 50 mil visitantes, e uma venda superior a 60 toneladas de cereja e a 15 mil pastéis de cereja de receita original.

Para a venda direta de cereja, por exemplo, tínhamos mandado fazer 20 mil caixas e no domingo (08) à noite as caixas já tinham esgotado. A verdade é que, não só superámos as melhores expectativas, como as conseguimos duplicar“, apontou.

O presidente do município sublinhou que os números apresentados “comprovam a repercussão gigantesca” que a Festa da Cereja do Fundão tem na “economia local“, uma vez que além do negócio realizado na festa propriamente dita os restantes setores de atividade também são beneficiados.

O alojamento no Fundão estava completamente lotado, os restaurantes tiveram uma procura gigantesca e isto comprova aquilo que temos vindo a afirmar, ou seja, que a marca Cereja do Fundão, nas suas expressões múltiplas, é hoje a marca com maior notoriedade na região“, afirmou.

A festa realiza-se todos os anos na aldeia de Alcongosta, denominada por muitos como a “capital da cereja“, que este ano também recebeu uma comitiva da Mancomunidad de Valle del Jerte, a maior zona de produção de cereja em Espanha, com a qual o município assinou um protocolo de colaboração.

Cereja do Fundão

É um protocolo que vai criar laços para a investigação e desenvolvimento aplicada aos sistemas de produção e no ponto de vista da promoção turística e da valorização da paisagem cultural da cereja“, referiu o autarca.

A par da Festa da Cereja, a autarquia promove ao longo destes meses um conjunto de atividades que têm como objetivo aumentar o reconhecimento e a notoriedade do produto, entre as quais se destaca a distribuição pelas personalidades presentes nas comemorações do 10 de junho, na Guarda, na qual “a adesão foi muito boa e com os costumeiros elogios” ou a distribuição que hoje será levada a cabo junto dos grupos parlamentares e da presidente da Assembleia da República.

Além disso, ao longo do mês, a Cereja do Fundão continua a ser distribuída na classe executiva dos voos da TAP, uma ação que tem tido “um sucesso extraordinário” e que até já levou o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, a cumprimentar o presidente da Câmara do Fundão.

*Jornal de Oleiros/Lusa

Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Fundão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *