Projeto Rios adota 4 km do Ponsul

IDANHA-A-NOVA

A edição 2013/2014 do Projeto Rios em Idanha-a-Nova culminou na passada sexta-feira, dia 6 de junho, com a inauguração da exposição “Olhares sobre o Rio Ponsul”, no Centro Cultural Raiano.

Entrega de prémios

A exposição consta de trabalhos fotográficos desenvolvidos em Idanha-a-Nova no âmbito deste projeto nacional de educação ambiental.

O Projeto Rios tem como principal objetivo a adoção e motorização de troços de rios e ribeiras por todo o país, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção dos sistemas ribeirinhos.

Foi implementado pelo Município de Idanha-a-Nova no ano letivo passado, com a adoção por duas turmas de dois troços do Ponsul de 500 metros cada. Na edição deste ano foram adotados seis outros, participando oito turmas, com um total de oito troços que perfazem 4 Km de rio.

Os alunos pertencem a seis turmas do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro e duas da Escola Profissional da Raia (EPRIN).

A par de todo o trabalho científico de monitorização, a cada turma foi ainda lançado o desafio de participar num concurso de fotografia, visando a caracterização do troço por si adotado. As fotografias foram organizadas por quatro categorias: Flora, Fauna, Geodiversidade e Presença Humana.

A vencedora do concurso foi a turma do 8ºA do Agrupamento de Escolas, premiada com uma visita ao Pavilhão da Água e ao Sea Life, dois equipamentos localizados no Porto. Foram atribuídas menções honrosas ao 9ºB do Agrupamento de Escolas e ao Curso de Turismo da EPRIN.

A atividade foi monitorizada por Maria Manuela Catana, Arlindo Cardosa e Hugo Oliveira que, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, entregaram os prémios. Os trabalhos estão expostos no Centro Cultural Raiano.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Educação, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *