Festa do Ambiente reúne mais de uma centena de alunos

VILA VELHA DE RÓDÃO

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão organizou, a 5 de junho, na sede do concelho, em colaboração com o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional a Festa do Ambiente que coincidiu com o desfecho do Concurso Escolar: “A Água que nos Une – subtema: Desertificação“.

À volta dos toncos fósseis da Casa de Artes

As comemorações, do Dia Mundial do Ambiente, reuniram mais de cem jovens, provenientes das referidas escolas dos municípios integrados no geoparque. O evento dinamizou um programa muito direcionado para a sensibilização ambiental e para a divulgação dos valores patrimoniais do território e contemplou ainda uma importante vertente de convívio entre os jovens das diferentes idades. A organização anfitriã proporcionou aos participantes um almoço picnic, a visita aos troncos fósseis da Casa de Artes, um passeio de barco ao Monumento Natural das Portas de Ródão e a visita ao Centro de Interpretação da Arte Rupestre do Tejo.

Neste Dia Mundial do Ambiente a mensagem que se transmitiu aos mais jovens foi a de que no território do Geopark estão presentes valores naturais, de enorme significado e relevância nacional e internacional, e que compete às gerações mais jovens afirmar o seu papel na defesa e proteção destes valores.

Foto de grupo

Vencedores do Concurso Escolar:
Categoria: Pré-Escolar e 1º Ciclo
1º Prémio Pintar a Natureza com as nossas cores” (tela) – 4 alunos do 4º ano da Turma A, da Escola Cidade de Castelo Branco (Agrupamento de Escolas Nuno Álvares).
2º PrémioDesertificação no Concelho de Idanha-a-Nova” (maquete) –  17 alunos da Turma do 2º ano da EB1 de Idanha-a-Nova (Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova)
3º PrémioNuma gota de água a esperança da vida” (tela) – 25 alunos de 5 anos do Centro Social Padres Redentoristas
Categoria: 2º e 3º Ciclo
1º Prémio“Percursos Azuis” (Spot publicitário) – 4 alunos do 8º A, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.
2º PrémioÁgua é Vida”, (filme) 4 alunos do 8º B do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.
3º PrémioA água usar com moderação para evitar a desertificação” (cartaz) – 8 alunos do 7ºAno (Clube Europeu) da Escola Cidade de Castelo Branco (Agrupamento de Escolas Nuno Álvares).
Categoria: Ensino Secundário
1º PrémioA Fróia não pode ser (uma) seca” (cartaz) – 4 alunos do 12º A do Instituto de S. Tiago, da Sobreira Formosa (Proença-a-Nova).

2º PrémioO tempo da Água” (cartaz) – 4 alunos do 12ºA, do Instituto de S. Tiago, da Sobreira Formosa (Proença-a-Nova).

3º Prémio A Extinção do Planeta Água” (filme) 4 alunos do 12ºA do Instituto de S. Tiago, da Sobreira Formosa (Proença-a-Nova).

Esta entrada foi publicada em Destaques, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *