Peça da Ajidanha sobre Toulões supera expectativas

IDANHA-A-NOVA

A Ajidanha – Associação de Juventude de Idanha-a-Nova estreou, no passado dia 31 de maio, a produção teatral “Tólônjs”, uma peça sobre Toulões interpretada por seis mulheres daquela aldeia.

As seis intérpretes

O público presente, mais de uma centena de pessoas, correspondeu a esta iniciativa das suas conterrâneas que desafiaram a Ajidanha a encenar uma peça de teatro com a sua participação.

Produzido com a colaboração da população local, “Tólônjs” tem por base histórias, tradições e vivências de Toulões, uma típica aldeia beirã do concelho de Idanha-a-Nova.

O projeto acabou por superar as expectativas de todos os intervenientes, desde os seis elementos do elenco, à Ajidanha, ao Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, que apoiou a iniciativa, e ao próprio público que assistiu ao espetáculo.

O presidente da Ajidanha, Rui Pinheiro, mostra-se satisfeito com o resultado do projeto. “A peça ‘Tólônjs’ é um grande orgulho para esta associação que, desde há algum tempo, procura chamar pessoas de fora para integrar o seu trabalho”, refere este responsável.

Sala cheia para assistir à peça

Para já, prevê-se a apresentação deste espetáculo no Centro Cultural Raiano, em data a definir, e no festival de teatro organizado pela Ajidanha, a realizar-se em outubro deste ano. A associação pretende ainda levar a peça a outras freguesias do concelho de Idanha-a-Nova, atendendo à afinidade da população com os temas abordados.

Tólônjs” tem dramaturgia de Rui Pinheiro, encenação de Bruno Esteves e Rui Pinheiro e interpretações de Elvira Moreira, Maria Hermínia Jacinto, Maria Monteiro, Maria Moreira da Cruz, Maria Rola Xavier e Piedade Manteigas.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *