Ajidanha estreia peça sobre Toulões

GENTES DA ALDEIA SÃO INTÉRPRETES

Habitantes / atores de Toulões

A Ajidanha, Associação de Juventude de Idanha-a-Nova estreia no próximo dia 31 de maio, sábado, pelas 21h30m, na aldeia de Toulões, a sua nova produção teatral.

Definido como “uma peça de teatro sobre Toulões, com gentes de Toulões”, o espetáculo “Tólônjs” foi produzido com a colaboração da população local e rebusca histórias, tradições e vivências desta aldeia beirã do concelho de Idanha-a-Nova.

As mulheres de Toulões têm alta participação

A dramaturgia é construída mediante o contributo do elenco participante, constituído por toulonenses, contributos esses que nos transportam para a vivência de algumas das histórias desta típica aldeia beirã… as caganitas da Velha Ginja, no correio da Zebreira vem uma missiva do Vaticano para o Ti João Castelhano, o sempre divertido Ti Nico na Tasca da Ti Magra, os lobos que circundam a aldeia e, após muito procurar, encontramos finalmente o Ti Salgueiro.

O projeto de teatro foi proposto à Ajidanha por alguns habitantes da aldeia de Toulões. Numa aldeia onde aparentemente não existiria um rol de registos significativos, o grupo de Idanha-a-Nova foi surpreendido por uma vasta quantidade de histórias com as quais trabalhar.

Esta produção da Ajidanha tem dramaturgia de Rui Pinheiro, encenação de Bruno Esteves e Rui Pinheiro e interpretações de Elvira Moreira, Maria Hermínia Jacinto, Maria Monteiro, Maria Moreira da Cruz, Maria Rola Xavier e Piedade Manteigas.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *