Município lança “Estratégia Penamacor 2025”

OPÇÕES ESTRATÉGICAS DO CONCELHO

Hotel de Penamacor

A Estratégia Europeia 2020, nomeadamente a componente que se refere ao desenvolvimento regional, que se inicia este ano, constitui ao mesmo tempo uma oportunidade e um desafio para as regiões e municípios portugueses.

Por um lado, o lançamento do Quadro Comunitário 2014-2020 constitui uma base de apoio financeiro importante para o desenvolvimento de projetos que permitam aos municípios tornarem-se mais competitivos e fazerem frente aos desafios que lhes são colocados.

Por outro lado, a integração nas suas políticas de desenvolvimento regional e local dos objetivos e prioridades estabelecidas pela União Europeia é uma oportunidade vital para o futuro dos municípios.

Museu Municipal de Penamacor

Reconhecendo a importância e oportunidade deste desafio, a Câmara Municipal de Penamacor decidiu apostar no desenvolvimento de um plano estratégico, “Estratégia Penamacor 2025”, que permita definir quais as principais opções estratégicas para o concelho de Penamacor na próxima década e a identificação dos projetos chave. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, “o desenvolvimento deste projeto acontece na sequência do compromisso assumido pelo atual executivo no desenvolvimento económico do concelho de Penamacor, sendo que durante os próximos meses a população de Penamacor será chamada a manifestar a sua opinião acerca do futuro do concelho.

Para a concretização deste projeto, será criado um grupo de trabalho que fará todo o acompanhamento desde o início do processo até ao seu fecho. Este grupo será constituído por 3 elementos da Câmara Municipal de Penamacor (CMP) e pela equipa de consultores MODO / MTD. A participação da CMP no gabinete garante o seu envolvimento e responsabilização enquanto “acionista” fundamental do processo e transmite ao gabinete a autoridade e a competência para implementação das ações do plano. Garante ainda a continuidade do processo quando a CMP desenvolver a experiência suficiente para ser autónoma no tratamento destas questões e possa prosseguir o desenvolvimento deste processo sem auxílio de agentes externos.

Para dar conhecimento de mais detalhes deste projeto à população, a Câmara Municipal de Penamacor fará uma apresentação pública no próximo dia 29 de Maio, pelas 18.30 horas, no Auditório da Escola de Musica, ex-Quartel.

Foi ainda criada e disponibilizada uma conta de e-mail para responder a todas as questões acerca deste projeto: estrategia25@cm-penamacor.pt

Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Penamacor. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *