Ao “Encontro” da Paisagem do Vale do Tejo

VILA VELHA DE RÓDÃO

Realizou-se no fim-de-semana de 10 e 11 de Maio com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão, um “Encontro” no Vale do Tejo. Esta iniciativa surge no seguimento de um trabalho de investigação, em curso, no âmbito do Doutoramento em Arquitetura da Universidade de Évora.

O encontro permitiu refletir  in loco diversas leituras da paisagem, com objetivo de fomentar oportunidades de explorar de forma integrada os valores naturais e culturais da região.

Sobre a égide do Dr. António Martinho Baptista da Fundação Foz Côa foram visitadas as estações arqueológicas de S. Simão, Cachão de Algarve, Fratel e a recentemente intervencionada Calçada da Telhada. A Associação de Estudos do Alto Tejo, aceitando o convite, contribui com o seu vasto conhecimento sobre o território.

Aurora Carapinha, Cristiana Bastos, Jorge Rivera e António Martinho Baptista

Do fim-de-semana de reflexão, resultou um conjunto de iniciativas e propostas de intervenção a aprofundar e uma intenção de criar um protocolo entre a Universidade de Évora e a Autarquia, com objetivo de desenvolver ações conjuntas de reinterpretação identitária deste singular património, por vezes esquecido.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *