Livro regista a devoção à Senhora do Almurtão

TAMBÉM EM DVD

Foi lançado no sábado, dia 3 de maio, no Centro Cultural Raiano (CCR), o livro “A devoção à Senhora do Almurtão“, editado pelo Município de Idanha-a-Nova.

Sessão de lançamento do livro/DVD

Trata-se da segunda edição, revista e ampliada, do catálogo de uma exposição com o mesmo título, organizada em 2007 no CCR e visitada por 16 mil pessoas.

O livro surge atualizado com novas peças, fotografias e textos alusivos à Nossa Senhora do Almurtão, mas traz como principal novidade a incorporação de um DVD sobre a romaria em honra da padroeira do concelho de Idanha-a-Nova.

O catálogo é da autoria do historiador e investigador António Catana e conta ainda com textos de Paulo Longo e fotografias de Valter Vinagre entre outros fotógrafos.

A primeira edição encontra-se esgotada há vários anos e, segundo explicou António Catana na apresentação da nova obra, eram muitas as solicitações para a sua reedição.

Face ao sucesso da exposição “A devoção à Senhora do Almurtão“, uma iniciativa da Confraria de Nossa Senhora do Almurtão apoiada pelo Município de Idanha-a-Nova, o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, anunciou o interesse na organização de uma mostra permanente.

No lançamento do livro esteve ainda o Padre Adelino Lourenço, na qualidade de reitor da Confraria de Nossa Senhora do Almurtão e pároco de Idanha-a-Nova. Contando mais de 40 anos de sacerdócio neste concelho, Adelino Lourenço lembrou as “lições de teologia” que aprendeu com a população local, em particular a fé colocada na Nossa Senhora do Almurtão.

O livro é complementando por um filme do realizador Fernando Santos, que em 2011 acompanhou toda a Romaria da Senhora do Almurtão.

As alvíssaras ao som do milenar adufe, o “fogo preso”, a missa campal e a procissão são apenas algumas das manifestações capturadas pela objetiva de Fernando Santos.

A sessão de lançamento do livro/DVD foi animada por uma atuação das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova.

Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *