Magnifica exposição da obra de Maria Keil inaugurada em Castelo Branco

ANTIGO EDIFÍCIO DOS CTT

Estudo para tapeçaria de Portalegre

Decorreu em clima de festa a inauguração da exposição “de propósito – Maria Keil, obra artística”, na noite de ontem, sábado dia 10 de maio, no Antigo Edifício dos CTT. É o continuar da itinerância por várias cidades do país. Depois de Cascais, Viseu e Matosinhos, esta iniciativa do Museu da Presidência da República conta, nesta edição, com a parceria da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Luís Correia inaugurou e visitou a exposição

Oito décadas da obra de Maria Keil, estão representadas nesta mostra e dá conta do percurso multifacetado da artista, que trilhou caminhos da ilustração, do azulejo, do design gráfico, da pintura, do desenho, do mobiliário, da tapeçaria, da cenografia e dos figurinos. É um percurso a fazer cuidadamente se queremos aferir a qualidade, a inovação e a surpresa do seu trabalho e que conferem a Maria Keil um lugar indiscutível na História da Arte Portuguesa do século XX.

Maria Keil disse, por ocasião do seu 80º aniversário: “Faço 80 anos, sim e é de propósito”. É a apropriação desta expressão, que dá o nome à exposição.

A deputada Hortense Martins na exposição

A ironia subjacente em grande parte dos seus trabalhos, a desconstrução, a diversidade de abordagens e de suportes e a fuga a categorizações espelham bem a personalidade de Maria Keil e a reivindicação da sua liberdade criativa.

A mostra vai estar patente até 29 de junho, tem entrada gratuita e pode ser visitada e apreciada de 3ª a 6ª feiras das 14 às 19 horas e sábados, domingos e feriados em dois períodos, das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *