Quercus comemora com atividades à volta do rio Ocreza

DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES

Cartaz

 

 

O Núcleo Regional da Quercus de Castelo Branco organiza no dia 24 de Maio uma descida do rio Ocreza na Foz do Cobrão, concelho de Vila Velha de Ródão. O programa contempla uma descida dos rápidos do rio Ocreza em kayak, e um percurso pedestre de pequena rota na Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão.

Esta iniciativa integrada no Dia Mundial da Migração dos Peixes, em que a Quercus foi convidada a participar, tem como principal objetivo alertar para a importância da preservação do Rio Ocreza sem barragem e dar a conhecer a beleza da paisagem, aprendendo a interpretar a fauna, flora e morfologia geológica associada ao rio Ocreza.

Nesta área a paisagem é caraterizada pela serra das Talhadas, já no concelho de Proença-a-Nova e pelos vales encaixados do rio Ocreza e da ribeira do Cobrão. A vegetação é assinalada pela presença de manchas de matagal mediterrânico que cobrem as encostas acompanhadas, pela presença de Zimbrais e por geométricos olivais que dão ao local uma beleza singular.

Regista-se a presença constante de espécies animais com elevado estatuto de conservação de entre os quais se destaca a colónia de grifos que nidificam nas escarpas que contornam o rio Ocreza, a cegonha- e a águia de Bonelli.

A atividade é aberta a sócios e não sócios da Quercus sendo que a inscrição é obrigatória e tem um custo de 20 euros, sem almoço, ou 30 euros com almoço incluído.

 

O valor da inscrição contempla kayak, guia, seguro e certificado de participação.

O transporte até à Foz do Cobrão é da responsabilidade dos participantes. Esta atividade tem o apoio da empresa Incentivos Outdoor.

 

A ficha de Inscrição pode ser encontrada em:
https://docs.google.com/forms/d/1kgq6TjeYKC0tvzIH76ACAPs_866xsjbpp3he-JA7WTY/viewform

 

Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *