“ERC” com iniciativa que saudamos

Iniciativa “7 dias com os Media” decorre de 3 a 9 de Maio

ERC explica como compreender a comunicação social

em ações de norte a sul do país

. Dia 7 na Sertã e em Vila de Rei

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) participa, entre os dias 3 e 9 de Maio, na iniciativa “7 dias com os Media”. A ação, que decorre em escolas, institutos e universidades de todo o país, tem como objetivo aproximar a sociedade dos Media, ajudando a compreender e a questionar as mensagens, a linguagem, os símbolos e os métodos próprios da comunicação social.

A acessibilidade da cultura aos públicos com necessidades especiais, a desconstrução das notícias de televisão, a educação para os media no trilho da inclusão, a literacia na internet, as mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos, o top das dez perguntas sobre sondagens e os reality shows: entre a realidade e a ficção, são os temas desta iniciativa que envolve oficinas de trabalho, debates, exercícios de escrita e de audiodescrição. «Pretende-se, sobretudo, contribuir para a criação de públicos informados e dinâmicos na defesa dos seus direitos», salienta uma fonte do Conselho Regulador da ERC.

A promoção da educação para os media é uma das áreas estratégicas de atuação da ERC, que conta com a participação de vários colaboradores da Entidade nos próximos dias em 24 escolas, públicas e privadas, e bibliotecas de norte a sul do País. Como explica a mesma fonte do Regulador, «esta iniciativa da ERC responde a um conjunto de recomendações e diretivas de instituições internacionais e nacionais, e pretende fomentar uma utilização ativa e crítica da informação televisiva, sensibilizar para a inclusão neste meio, e traçar um caminho para a regulação dos media jornalísticos na rede, dada a necessidade de proteção legal dos públicos sensíveis».

“7 dias com os Media” é um projeto de âmbito nacional que surgiu em 2013 , a partir da celebração do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, assinalado a 3 de maio, promovido pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media. Deste grupo fazem parte a Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional de Educação, a Direcção-Geral da Educação, a ERC, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, a RTP, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

As ações decorrerão em várias fases, passando pela apresentação da iniciativa aos alunos, a apresentação dos principais conceitos, o visionamento e discussão de peças jornalísticas, e ainda um espaço para dúvidas e debate.

Mais informações sobre as iniciativas a desenvolver pela ERC em www.erc.pt

Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação

António José Laranjeira * 939 234 505 * ajl@midlandcom.pt

Clara Oliveira * 939 234 507 * 244 859 130 * co@midlandcom.pt

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Oleiros. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *