Pe António de Andrade em evidencia em Oleiros

Palestra sobre Padre António de Andrade

. Marcante

A Semana da Leitura promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), que decorreu em Oleiros entre  28 a 30 de abril não podia ter arrancado da melhor maneira.

A palestra “António de Andrade – exemplo e tenacidade e Missão”, numa ação comemorativa dos 433 anos do nascimento do Padre António de Andrade superou todas as expetativas. A iniciativa destinava-se à comunidade escolar mas era também aberta à população em geral. Face ao reconhecimento da importância da temática em causa, a ocasião contou com a presença de Sua Ex.ª Rev.mª o Sr. Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias.

Numa abordagem diferente sobre o assunto foi apresentada a questão da importância do ensino da matemática no colégio de Santo Antão (em Lisboa e no qual andou o Padre António de Andrade) e o seu contributo para a formação dos jesuítas, pelo investigador Francisco Malta Romeiras ou numa vertente mais ligada à saúde, as patologias associadas à altitude, pelo Dr. Henrique Brandão, médico.

No final, Diana Andringa e Alfredo Caldeira falaram da sua experiência ao gravarem um documentário sobre o Padre António de Andrade, o primeiro sobre esta figura notável da História de Portugal.

Na nota introdutória do documentário pode ouvir-se a seguinte referência: “o primeiro europeu a chegar ao Tibete foi, em 1624, um jesuíta português, natural de Oleiros: o padre António de Andrade”. O documentário passou em 2008 na RTP2, em horário nobre e já na altura foi bastante publicitado pelo departamento de comunicação do Município de Oleiros.

Vitor Antunes preside à Palestra

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *