Poesia e sentimento dominam apresentação do livro de João Morgado

O PÁSSARO DOS SEGREDOS EM BELMONTE

João Morgado

Foi apresentado, no dia 26 de abril, no Ecomuseu do Zêzere, em Belmonte o livro “O Pássaro dos Segredos” da autoria de João Morgado.

Na sessão de apresentação estiveram presentes diversos escritores e poetas e o ambiente foi marcado por poesia e o sentimento.

O ator Sérgio Novo que leu excertos do livro, mas houve também a participação dos poetas Joaquim Pessoa, Lília Tavares, Carlos Campos, José Maria Almeida e Fátima Guimarães que protagonizaram uma sessão de poesia onde a obra de João Morgado foi citada e lida.

 

António Dias Rocha

Este encontro cultural, inserido no âmbito das Festas do Concelho e do Feriado Municipal de Belmonte, foi presidido por António Dias Rocha, Presidente da Câmara Municipal, que enalteceu as qualidades literárias de João Morgado, seu chefe de gabinete, autor já premiado com o prémio literário Vergílio Ferreira, pelo romance Diário dos Imperfeitos.

Visivelmente emocionado, o autor confessou que o livro é dedicado a seu pai, a quem trata por poeta e amigo, e por seu “pássaro dos segredos”, título do livro, que retrata o “25 de Abril” pelos olhos de uma criança de oito anos – a idade do autor em 74.

O pai de João Morgado

O Pássaro dos Segredos” é prefaciado pelo Contra Almirante Manuel B. Martins Guerreiro, que participou na preparação do 25 de Abril de 1974 e integrou vários órgãos do MFA e foi membro do Conselho da Revolução e pelo poeta Joaquim Pessoa, que na apresentação considerou o conto como “um longo poema” dentro do “realismo mágico de Gabriel Garcia Márquez”.

Na apresentação do livro, estiveram presentes várias personalidades entre as quais o fadista Nuno da Câmara Pereira, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva, vários autarcas da região e a deputada Hortense Martins.

 

Esta entrada foi publicada em Belmonte, Destaques. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *