Emílio Magro Martins lança ‘A Sombra do Destino’

SALVATERRA DO EXTREMO

A Sombra do Destino” é o título do novo livro de Emílio Magro Martins, que foi lançado no dia 19 de abril, nos antigos Paços do Concelho de Salvaterra do Extremo.

Perante uma sala cheia, o autor, natural de Segura, deu a conhecer uma obra em que apresenta uma visão romanceada das Invasões Francesas em Portugal, no início do século XIX.

Apoiando-se em factos históricos, Emílio Magro Martins socorre-se da imaginação para forjar realidades e personagens, que embora fictícios, denunciam o negro destino que terá tocado a muitas famílias portuguesas.

 

Apresentação do livro

Segundo o autor, penetrar na leitura do novo livro é voltar “a um período que foi severamente sombrio da nossa história” e que, hoje ainda, “não esquecemos algumas causas desastrosas, em que parte do nosso território, por ignorância ou por vontade, ou ainda para agradar, deixou de fazer parte do nosso Portugal”.

O cenário da ação estende-se a todo o país, mas o enredo tem início no atual concelho de Idanha-a-Nova, nas povoações de Segura e Zebreira, por onde avançaram as primeiras tropas francesas.

Convidado para o lançamento da obra, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, enalteceu a ambição de Emílio Magro Martins ao assumir o risco de escrever ficção a partir de factos históricos para relatar a sua visão das Invasões Francesas.

O livro “A Sombra do Destino, editado pela Chiado Editora, será agora apresentado no dia 24 de maio em Lisboa, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, e em Castelo Branco, em data por confirmar.

Emílio Magro Martins é autor de mais dois livros, “Retalhos Romanescos das nossas aldeias raianas da Beira Baixa”, editado pela Chiado Editora, em 2011, e a obra de poesia “Contrabando na Raia em verso dita-dura-vida em Memória”, editada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em 2009.

Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *