Vinte dias a falar de Abril, o balanço, por José Lagiosa

Vinte dias a falar de Abril, o balanço

Passa a ser um marco na história do Jornal de Oleiros. A iniciativa “25 Abril, 40 Anos, 40 Depoimentos”, constituída pela publicação de quarenta testemunhos de outras tantas personalidades ligadas ao distrito de Castelo Branco, constituiu um enorme êxito. Autarcas, poetas, jornalistas, deputados, cidadãos ligados ao associativismo, sindicalistas, militantes políticos de base e altos dirigentes partidários, militantes da ação social, foram os que deram corpo e alma a este projeto, pensado por quem viveu intensamente a data do 25 de Abril, que ainda hoje pugna pelos ideais de Abril. Sem eles nada teria sido possível. Daí os maiores agradecimentos de toda a equipa do Jornal de Oleiros. Muitos mais foram convidados. Por uma ou outra razão fizemos a seleção que nos pareceu mais apropriada, mais equilibrada e mais representativa do distrito, das suas realidades, da sua sociedade. Mas nem tudo foram rosas, ou cravos, se preferirem. Tivemos algumas “tampas” e tivemos alguns que responderam afirmativamente ao desafio mas que acabaram por não enviar os depoimentos. Vamos lá saber porquê!

Mas haverá certamente novas oportunidades em novos desafios que preparamos para o futuro.

Acabámos por ter um leque de depoimentos diversificado, desde os que ainda não eram nascidos há 40 anos, com foi o caso de António Luís Beites, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, passando por aqueles queram crianças e aqui as idades variaram entre os quatro e os dezassete anos e até tivemos aqueles que estando a prestar serviço militar à data, uns estavam fora do continente, caso de Manuel Costa Alves, que estava em Timor e outros estavam por cá e participaram ativamente na Revolução, caso de Aníbal Neves que ocupou com a coluna militar onde se encontrava o Aeroporto de Lisboa, numa primeira fase e o Largo do Carmo posteriormente reforçando as tropas comandadas por Salgueiro Maia.

Infelizmente, porque já não estão entre nós, não tivemos connosco dois grandes amigos de longa data, João Carlos Marcelo e Manuel João Vieira. Teriam tido imenso prazer em fazer parte deste naipe brilhante de personalidades que deram corpo a este êxito. Estarão sempre, no entanto, connosco e nos nossos corações.

Por fim queremos aqui deixar reforçado um grito de esperança mas também de lealdade, pelo ideal de Abril: VIVA O 25 DE ABRIL!

* José Lagiosa, Director Adjunto

José Lagiosa

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *