Comemorações arrancam com exposição de fotografia

CASTELO BRANCO: 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

Fotografia da escadaria da CMCB

O programa das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, em Castelo Branco, arrancou esta terça-feira, 22 de abril, com a inauguração da exposição fotográfica “Imagens de Abril”, na Sala da Nora.

Presentes inúmeras individualidades do mundo autárquico e um conjunto de personalidades ligadas de uma ou outra forma à data.

Hortense Martins

Esta exposição reúne um conjunto importante de fotografias que regista a primeira manifestação em Castelo Branco, na pós-revolução, realizada dois dias após o derrube do antigo regime ou seja a 27 de abril de 1974.

Este acontecimento, que congregou uma multidão junto à Câmara Municipal pode ser considerado, simbolicamente, a apropriação no espaço público, da Liberdade, restituída aos portugueses.

Arnaldo Brás, Jorge Neves, Valter Lemos, Luís Correia, Manuel Cardoso Martins e Cristina Granada

As comemorações continuaram logo a seguir com a homenagem ao comendador Joaquim Morão, de que já fizemos referência em peça à parte e à noite com a projeção do filme de Maria de Medeiros Capitães de Abril, um retrato pessoal e nostálgico dos episódios mais marcantes do 25de Abril.

Ontem realizou-se um excecional espetáculo de Sérgio Godinho, “Liberdade, duas horas em que o artista reviu, através do seu reportório, os quarenta anos do Portugal democrático.

Hoje é tempo para a Conferência “O 25 de Abril e os impasses da História de Portugal, do liberalismo ao fim do império”, com o coronel Carlos Matos Gomes, um homem que esteve envolvido no 25 de Abril, desde o início da conspiração dos oficiais portugueses que deu origem ao 25 de Abril de 1974, às 21 horas na Biblioteca Municipal da cidade albicastrense.

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *