Hotel de Santa Margarida recebe Direcção da “ANAFRE”

Hotel de Santa Margarida em Oleiros volta a estar no centro de um importante acontecimento

Já a partir de hoje, 22 de abril, a Direcção da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) vai estar em Oleiros e, amanhã, quarta-feira dia 23 o Conselho Diretivo da Associação reúne em Oleiros no âmbito da sua reunião mensal ordinária.

Tem havido por parte desta organização representativa das Freguesias uma estratégia de descentralização por todas as regiões do país, que tem contribuído para que os seus  dirigentes terem uma noção muito clara da realidade das freguesias no país.

No mandato autárquico anterior houve uma reunião, na capital de Distrito, em Junho de 2012 e, sabemos, que esta reunião de Oleiros já esteve prevista para o passado mês de Setembro. Concretiza-se agora com a colaboração e apoio do Município de Oleiros, como aliás tem acontecido na generalidade dos locais.

Sabemos que vão estar em discussão algumas questões importantes para as freguesias.

De entre elas vai estar em apreciação a renegociação do Protocolo celebrado entre os CTT e a ANAFRE que define as condições dos postos dos Correios que funcionam sob responsabilidade direta de Freguesias.

Será também analisado o anteprojeto de alteração do Estatuto dos Eleitos Locais, procedendo-se assim a uma proposta de alteração à Lei nº 29/87, de 30 de junho.

A ideia da ANAFRE insere-se numa atitude pró-ativa, relativamente a assuntos que são considerados estratégicos onde interessa ter uma posição firme e bem fundamentada para negociar com o Governo.

É dentro desta perspetiva que vai também ser analisado um inquérito a enviar às Freguesias para avaliar globalmente quais são os problemas decorrentes da recente lei que contribuiu para a agregação de autarquias e a sua consequente redução.

Outro dos pontos em discussão prende-se com o facto de a ANAFRE achar uma injustiça o facto de o Presidente da República nunca ter distinguido um Presidente de Junta de Freguesia com uma comenda ou outra. Espera-se uma tomada de posição. 

O nosso jornal estará em permanencia em Oleiros e dará à estampa o que de relevante vier a acontecer.

Hotel Sta Margarida


Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Destaques. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *