Semana Santa levou à RTP os Mistérios da Páscoa em Idanha

CONCELHO EM GRANDE DESTAQUE

Os “Mistérios da Páscoa em Idanha”, designação dada às comemorações quaresmais e pascais no concelho de Idanha-a-Nova, mereceram destaque durante a Semana Santa na RTP.

Entre terça e quinta-feira, o programa Ecclesia, emitido na RTP2, contou com a presença do historiador e investigador António Catana, coordenador do projeto “Mistérios da Páscoa em Idanha”.

António Catana fez uma apresentação das várias manifestações de religiosidade popular que, no ciclo litúrgico mais importante do calendário católico, assumem características muito próprias no concelho de Idanha-a-Nova.

Ainda para falar sobre estas tradições, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, esteve presente no programa da RTP1 Praça da Alegria, na Sexta-Feira Santa.

Praça da Alegria

O autarca contou que as celebrações quaresmais e pascais são vividas muito intensamente no concelho de Idanha-a-Nova, que na Semana Santa atrai cada vez mais turistas, investigadores e devotos.

O programa emitiu ainda duas reportagens dedicadas aos “Mistérios da Páscoa em Idanha”. Num primeiro momento acompanhou o peditório para a Ceia dos 12 da Irmandade da Misericórdia de Alcafozes, e, posteriormente, seguiu o próprio ritual alimentar que recria a última ceia de Cristo com os apóstolos.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova esteve acompanhado por Ana Moreira, responsável pelo Forno Comunitário de Penha Garcia, que apresentou alguns produtos regionais, e por Helena Silva, do grupo Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha, que cantou uma quadra de Aleluia.

Esta entrada foi publicada em Autarquias, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *