Bombeiros de Oleiros – ” Futuros Bombeiros em formação”

Futuros Bombeiros de Oleiros tiveram formação

Pelo segundo ano consecutivo, foi realizada a actividade “3 Dias Bombeiro”, promovido pelo Núcleo da Juvebombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Esta actividade teve como objectivo, incutir o valor do voluntariado nos bombeiros bem como o gosto pelo trabalho dos mesmos por forma a enraizar o desejo de entrar na Escola de Estagiários assim que atinjam a idade de admissão, promovendo a aquisição de novos elementos num futuro próximo.

Entre os dias 10 e 12 de Abril, 25 jovens entre os 10 e os 16 anos, viveram o dia-a-dia no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, onde tiveram oportunidade de conhecer as instalações, as viaturas e a sua utilização em função da ocorrência com que os Soldados da Paz se deparam e respectivo equipamento.

Os futuros bombeiros também aprenderam como se preparam linhas de água para combate a um incêndio, assim como puderam aprender e praticar a extinguir um foco de incêndio utilizando um extintor.

Mas a vida dos bombeiros não são apenas feitas de incêndios. Os jovens puderam também aprender e praticar o algoritmo de Suporte Básico de Vida.

 Com passos simples, desde a verificação de condições de segurança abordagem à vítima para verificar o seu estado de consciência, identificar se a vítima respira ou não através do VOS (Ver, Ouvir e Sentir), os jovens aprenderam a identificar uma vítima em paragem cardio-respiratória ou não. Praticaram e apenderam que com um simples gesto de fazer uma correcta chamada para o 112, podem vir a salvar uma vida. Mas o algoritmo do Suporte Básico de Vida não ficou apenas pela correcta chamada a pedir ajuda, abrangeu também a prática de realização de correctas compressões torácicas e/ou colocação a vítima em posição lateral de segurança, mediante a situação em que se podem deparar. A actividade ainda inclui-o uma caminhada por diferentes percursos, onde foram colocados à prova tudo o que aprenderam, terminando com uma cerimónia de encerramento, onde os jovens puderam demonstrar aos familiares e convidados tudo o que aprenderam.

A actividade teve grande sucesso, tendo sido apoiada pela Câmara Municipal de Oleiros, Junta de Freguesia Oleiros-Amieira e Pirotecnia Oleirense, entre outros.

*  Com Rute Antunes

Delegada do Núcleo da Juvebombeiro de Oleiros

Bombeiros…”3 dias…”

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *