Teatro Amador dinamiza semana em Ródão

INSERIDO NO DIA MUNDIAL

No âmbito das comemorações o Dia Mundial do Teatro a autarquia de Ródão com a colaboração do Grupo do Teatro Amador do CDRC promoveu, de 26 a 29 de março, a semana do teatro amador com sessões de teatro destinadas a diversos públicos. Nestes dias decorreram vários espetáculos teatrais gratuitos que nos diversos locais cativaram o público, homenageando o teatro amador e incentivando em especial os grupos de teatro existentes na região.

A Casa de Artes e Cultura do Tejo, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins e a Santa Casa da Misericórdia de V. V. Ródão receberam peças de teatro nos diversos estilos de representação, e proporcionaram espetáculos ao vivo para todos e para todos os gostos.

O público infantil assistiu a duas peças, uma na Casa de Artes e Cultura e outra na Biblioteca Municipal. O espetáculo “O Pipo” que decorreu na Casa de Artes movimentou as crianças do jardim-de-infância e dos alunos dos, 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Ródão.

Teatro bmjbm

A Biblioteca Municipal recebeu a apresentação do espetáculo de teatro de papel «O Sr. Vento e a Menina Chuva» pelo grupo A Casa dos Dias Felizes. Assistiram, atentamente, às três sessões do espetáculo os alunos do jardim-de-infância e escola do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

Do cartaz desta 1ª edição destacou-se a atuação, de dia 28, do grupo Ajidanha, com a peça “À deriva“, vencedor do “CALE-se” 2014‏ – Festival Internacional de Teatro. O público da Casa de Artes e Cultura assistiu, assim, a esta peça de teatro, uma adaptação livre do texto teatral “Em Alto Mar” de Slawomir Mrozek, a partir do qual se pretende criar uma dramaturgia própria, uma linguagem cómica e visual que dialoga com a profunda crise de valores em que o país, e o mundo estão mergulhados.

Cena da peça “Realidades Cómicas”

A Semana do Teatro Amador terminou no dia 29, na Casa de Artes, com a apresentação do grupo de teatro anfitrião desta iniciativa, o Grupo de Teatro Amador do CDRC, com a peça de teatro “Realidades Cómicas”. Os textos da peça são de João Bastos e refletem cómicas realidades, tratando-se de um espetáculo que trata de realidades mundanas, do nosso dia-a-dia. Neste dia a população marcou a sua presença e não perdeu a oportunidade de ver a atuação dos atores amadores do concelho.

Uma iniciativa cultural que promoveu o teatro amador da região e que em 2015, terá certamente, continuidade e, mais uma vez, com um programa destinado a todas as pessoas que apreciam a arte de representar.

Esta entrada foi publicada em Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *