Semana da Terra e do Património Geológico descobre Geopark Naturtejo

INICIATIVA ABERTA A ESCOLAS E PÚBLICO EM GERAL

A iniciativa decorre em abril, mês em que se comemora o Dia Internacional da Terra pelas Nações Unidas e o Dia Nacional do Património Geológico. São sete percursos na Natureza ao longo dos sete dias da semana, de 7 e 13 de abril, enquadrados no âmbito da Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e dos Sítios de Interesse Geológico e Mineiro, uma plataforma de parcerias da Direção Geral de Energia e Geologia com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Mineiro.

Fauna

Sete dias, sete concelhos, sete viagens pelo Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, é a proposta da Semana da Terra e do Património Geológico, organizada pela empresa intermunicipal de turismo Naturtejo, em colaboração com os municípios, juntas de freguesia, associações e empresas locais com o intuito de celebrar o património geológico que dá o reconhecimento internacional ao Geopark Naturtejo da Meseta Meridional em todo o seu vasto território classificado, estimulando assim a participação das entidades públicas e privadas da região, através de um conjunto de atividades propostas.

Portas do Ródão

Constituído pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, esta iniciativa tem como novidade a integração de Penamacor no conjunto das ações a realizar no território.

Do programa constam diversas atividades como, o Passeio pela Geodiversidade de Penamacor a 7 de abril, Viagem pelos Ossos da Terra na Serra das Talhadas a 8, Viagem à Alvorada da Vida nas Minas do Cavalo a 9, no Tecto do Geopark Naturtejo, pelas paisagens graníticas da Serra da Gardunha no dia 10, Em busca dos Cogumelos de Pedra de Nisa – Earthcaching a 11, Garimpo na Terra do Ouro, no Rosmaninhal a 12 e finalmente a 12 de fevereiro, Geologia e Arqueologia Urbanas de Vila Velha de Ródão.

O programa conta com exposições, visitas de campo, apresentação de filme e conferências, sendo aberto a escolas e público em geral. As visitas são acompanhadas por um geólogo e têm uma duração média de duas a três horas, por percursos a efetuar a pé ou com veículo próprio.

Para os interessados fica que as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser efetuadas em: geral@naturtejo.com.

Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *