Pinhal Total leva 350 pessoas a Oleiros

7.º Passeio turístico de TT da Pinhal total reuniu 350 participantes

. Hotel de Santa Margarida acolheu em festa a caravana

Realizou-se no passado dia 22 de fevereiro, em Oleiros, a sétima edição do passeio turístico de todo-o-terreno promovido pela associação Pinhal Total, considerado pela crítica da especialidade como uma das melhores provas de todo o terreno turístico a nível nacional.

Este ano com o tema alusivo à celebração de 2014 – Ano Internacional da Agricultura Familiar, o evento reuniu 350 aderentes e 150 veículos (125 jipes e 25 motos).

Mais uma vez, a gastronomia e o saber-receber por parte dos elementos da organização foram argumentos fundamentais e os participantes puderam apreciar as genuínas iguarias do concelho. Após uma primeira paragem na sede da associação Grupo Desportivo e Recreativo do Milrico para retemperar forças com o pequeno-almoço, o grupo partiu para a “Aldeia” do Xisto de Álvaro. Como este ano, mais precisamente a 4 de agosto, se assinala a passagem dos 500 anos sobre a atribuição do foral manuelino àquela vila que também já foi sede de concelho (tal como Oleiros); o almoço (de maranho e bucho) que teve lugar no espaço “Olhar o Zêzere” foi enriquecido com a participação de um grupo de animação com músicas quinhentistas e as próprias pessoas que andavam a servir, trajavam à época.

A caravana passou depois pelos Meandros do Rio Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo, tutelado pela UNESCO e passou pela Mata de Álvaro, um local bastante valorizado pela biodiversidade de espécies arbustivas existentes. A merenda destinada aos participantes foi servida na envolvente do Posto de Vigia do Alto do Cavalo, com filhós feitas na hora (um marco gastronómico neste acontecimento) e “café de chocolateira”.

Já retemperados, foi a vez de todos se dirigirem à pista de obstáculos situada junto ao complexo desportivo municipal. Aí, a adrenalina e o convívio abriram o apetite para um jantar servido no Hotel Santa Margarida, em Oleiros, onde uma chanfana acabada de sair do forno de lenha esperava os 350 comensais.

Pinhal Total

 
 
 

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Oleiros. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *