Muita gastronomia e animação no 12º Festival do Azeite e do Fumeiro

Proença-a-Velha

A freguesia de Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, recebe nos dias 1 e 2 de março a 12ª edição do Festival do Azeite e Fumeiro, numa organização conjunta da Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.

A abertura oficial do festival está agendada para as 15 horas de sábado, embora o mercado abra às 10h30, no Núcleo do Azeite, sendo seguida do workshop “Sabe identificar os cheiros do azeite virgem?”, dinamizado pelos alunos do mestrado de Inovação e Qualidade na Produção Alimentar, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O certame conta com feira de produtos regionais, tasquinhas, animação musical, cultural e desportiva, cozinha ao vivo, jogos tradicionais e workshops sobre temáticas relacionadas com o azeite e os enchidos.

Na animação musical de sábado, destaque para o espetáculo popular dos Ti Maria da Peida pelas 16h30 e para uma grande noite de fados às 20 horas. Atuam os fadistas Teresa Tapadas, Mara Pedro, Luís Capão e Valéria Carvalho, acompanhados na guitarra portuguesa por António Sereno, na viola clássica por João Carvalho e na viola baixo por João Torrão.

Os grupos Xaral’s Dixie, na parte da manhã e Concertinas da Farra, pela tarde realizam arruadas, e Marlon Fortes da Casa dos Dias Felizes promete divertir os visitantes com animação de rua.

“O azeite na dieta mediterrânica” é o tema do live cooking dirigido pelo chefe António Sequeira, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, seguido de uma demonstração da preparação e produção de enchido tradicional.

O dia de domingo, 2 de março, arranca cedo, pelas 8 horas, com o VI Passeio de BTT “Rota do Azeite”, organizado pela Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova, e a visita temática “Proença-a-Velha – Capital do Azeite”, que percorre o património da aldeia.

Às 14h30 decorre um show cooking dirigido pelo chefe António Sequeira, dedicado ao “Azeite, enchidos e outros produtos regionais”, onde será possível degustar produtos regionais “Terras de Idanha” e “Quinta à Mesa”.

O grupo Picadinhos da Concertina realiza uma arruada de manhã repetindo durante a tarde, quando atuam, também, os grupos Modas e Adufes, Cantigas d’Aldeia, Sons do Minho.

Cartaz do Evento


Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *