Trail Run descobre o concelho de Ródão

VILA VELHA DE RÓDÃO

A empresa Horizontes, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, promoveu no passado dia 8 de fevereiro, ao organizar a segunda etapa do Trail Run Território e que trouxe até Ródão cerca de 200 atletas, com idades até aos 70 anos, mas que mostraram a capacidade e o arrojo para abraçar desafios exigentes, apelando às suas energias mais profundas para ultrapassar as dificuldades colocadas pela orografia e pela inclemência de uma meteorologia que, este ano, virou costas ao sol e teima em preencher, até aos limites, os cursos de água que cruzam toda esta região.

Foi com enorme coragem que os participantes se lançaram a um percurso empapado, e que por isso se tornava ainda mais penoso e com um acréscimo de risco, atravessando ribeiros que se tornaram torrentes mas que não os impediu de avançar e apreciar os inúmeros pontos de interesse disseminados pelo percurso e que começavam logo no início com a travessia da ponte pedonal, recém-construída sobre o ribeiro do Enxarrique, com vista privilegiada para as Portas de Ródão; de seguida deu-se a “conquista” do castelo do rei Vamba, pelo íngreme caminho de romaria, que abriu os horizontes para os imensos desafios que esperavam estes corajosos guerreiros do Trail Run.

Nas aldeias situadas ao longo deste percurso, Vilas Ruivas, Foz do Cobrão, Alvaiade e Tostão as populações locais saíram à rua para receber os atletas, aplaudindo com entusiasmo a sua passagem e as associações abriram as suas portas, pondo uma mesa farta à disposição, para compensar o físico e a alma dos atletas, desgastados pelo esforço resultante de horas de corrida.

A chegada à meta e o final desta aventura por terras de Ródão processou-se a um ritmo suave, pautado pela diversidade de ritmos de corrida dos intervenientes.

Em todos eles ficaram registadas as imagens de um percurso duro mas com motivos mais do que suficientes para os compensar do esforço desenvolvido e onde registamos as palavras do vencedor da prova de ultra Trail, o campeão Luís Mota: “Correr no Coração de Portugal; hoje tive a felicidade de correr num percurso soberbo. Uma “pérola” do nosso Portugal!
Felicito a organização pelo trabalho desenvolvido e pela qualidade do percurso que criou. Tive apenas muita pena de não ter ficado mais tempo nos abastecimentos, dada a sua qualidade. Grande prova em Vila Velha de Ródão”.

Contrariando lendas e antigas maldições, Ródão é herdeira de Terras de Oiro, onde a excelência e diversidade dos elementos naturais e da paisagem emprestam a toda esta região uma beleza única e diferenciadora.

Compete aos rodenses gerir com critério esta herança, promovendo iniciativas que promovam e valorizem este legado natural, através do desporto e da aventura, mas também recorrendo a outras formas, abertas à imaginação, atraindo os visitantes, proporcionando-lhe atividades e experiências que os levem a conhecer o território, em estreito respeito pela paisagem e pelos valores naturais.

Foi isso afinal que aconteceu e porque a história também é feita com números, foram os seguintes os registos dos vencedores:

Trail Femininos – 25 Km: 1º Anabela Duque – A.C MAMEDE (Batalha) 2:46:40 horas; 2º Cláudia Silva – A.C MAMEDE (Fátima) 3:04:32 horas; 3º Marisa Lemos – Sun Set Runners (Tomar) 3:05:49h).

Trail Masculinos – 25 Km: 1º António Silvino – A.C.MAMEDE (Caldas da Rainha) 2:05:35; 2º Guilherme Neto – Sun Set Runners  (Leiria) 2:07:10; 3º Ricardo Morgado – C.D.R.C (Vila Vª de Ródão) 2:08:58.

Ultra Trail Femininos – 50 Km: 1ª Isabel Moleiro – S.S C.G.D. (Lisboa) 5:45:59; 2ª Raquel Afonso – Novabase (Lisboa) 06:10:35; 3ª Ana Lúcia Duarte – Falcões Selvagens (Malveira) 6:29:48.

Ultra Trail Masculinos – 50 Km: 1º Luís Mota – Casa Benfica Abrantes (Tomar) 4:18:24; 2º Rui Luz – Individual (Belas) 4:29:50; 3º Jorge Bento – Individual (Ponte de Sor) 4:54:02)

Estes atletas foram agraciados pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, com um merecido troféu, que recordará a participação nesta primeira edição do Trail em Ródão, e com a oferta de vouchers que convidam a voltar, juntamente com as famílias, e fruir este concelho e os seus múltiplos pontos de interesse. Esta é a melhor forma de acolhimento para quem visita Vila Velha de Ródão.

Trial

 

 

 

VV Ródão

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *