“Desafios para as práticas educativas num mundo digital”

INTEGRADO NO CICLO DE COLÓQUIOS

“Desafios para as práticas educativas num mundo digital” em debate na Escola Superior de Educação

“Leituras em Intercâmbio: Desafios para as práticas educativas num mundo digital” é o tema da segunda conferência integrada no ciclo de colóquios sob o tema “Políticas e Práticas Educativas no séc. XXI”, organizado pela Escola Superior de Educação.

Do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), que decorrerá no próximo dia 26 de fevereiro, no auditório da ESE, pelas 15 horas. Esta conferência tem como orador convidado José António Cordon, Professor Titular da Universidade de Salamanca, Presidente da Associação Espanhola de Bibliologia e membro do Conselho Executivo do Instituto de História do Livro e da Leitura, de Espanha.

Para o coordenador da comissão organizadora deste ciclo de colóquios, o docente do IPCB/ESE Valter Lemos, “o ciclo de conferências sobre políticas e práticas educativas contemporâneas tem em vista trazer a Castelo Branco reputados académicos e especialistas nacionais e estrangeiros de elevado nível, que, abordem, segundo diferentes perspetivas, as questões mais importantes que se colocam às políticas de educação e às práticas de ensino, num tempo e num mundo de grandes transformações”.

A conferência de abertura contou com dois ex-ministros da educação e reputados académicos, Maria de Lurdes Rodrigues e David Justino, que fizeram uma análise da situação portuguesa e perspetivaram políticas e práticas educativas para o futuro. A conferência que segue conta com o presidente da Associação Espanhola de Bibliologia, José António Cordon, também um reputado académico professor da Universidade de Salamanca, na abordagem de uma questão da maior atualidade e importância no mundo atual, o mundo digital.

Todos lidamos hoje com a intensa digitalização das atividades humanas.

Os computadores, os “tablet”, a internet, as redes socias, tomaram conta de grande parte do tempo e das atividades do dia-a-dia de filhos e pais, de professores e alunos, de empresários e trabalhadores.

Na escola e no ensino e na formação e designadamente na leitura e na escrita, o impacto é enorme e ainda não sabemos bem como lidar com ele. É a análise destas questões que o Professor Cordon nos trará nesta conferência.

Até ao final do ano escolar o ciclo continuará com conferências todos os meses, sempre abertas, não só a alunos e professores, mas ao público em geral, porque pensamos que, quer a atualidade e abrangência das temáticas, quer a qualidade dos conferencistas, interessa a muitas pessoas, não só ligadas à educação e à formação, mas a muitas outras atividades sociais e profissionais”, refere ainda o coordenador do ciclo de colóquios “Políticas e Práticas Educativas no séc. XXI”.

José António
Ciclos-Colóquios

* Com José Lagiosa

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *