7º Congresso da União de Sindicatos de Castelo Branco

“É preciso mudar de Governo para encontrar soluções para o País”

Decorreu, no passado sábado dia 8, em Alcains no auditório do Centro Cultural, o 7º Congresso distrital da União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB).

A abrir, os delegados e convidados puderam assistir a um momento cultural e de um breve revisitar, através de imagens fotográficas, do 25 de Abril de 74, acompanhados pelo som da canção E depois do Adeus, cantada ao vivo.

Sob o lema Organizar, Unir, Agir, Lutar, Construir o Futuro, a reunião magna contou com a presença, ao longo de todo o dia dos trabalhos, de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-Intersindical, que declarou à entrada da reunião “é preciso mudar de Governo para encontrar soluções para o País”.

Depois de ter feito um reparo relativamente à desertificação do interior, referiu ainda “aliás basta ver, chegámos agora de Lisboa, pela A23 e só ouvimos os piis dos pórticos, das portagens. Isto não pode acontecer. Não se pode, cada vez mais, isolar uma região que precisa de se afirmar no contexto nacional, com as suas potencialidades, com as suas capacidades”.

Já Luís Garra, coordenador da USCB, na sua comunicação inicial ao congresso, fez uma análise exaustiva da situação geral do País, no que concerne àquilo que afirmou ser “o momento histórico que vivemos em que, diga-se, a realidade tem vindo a ultrapassar a ficção”.

Também as Comunidades Intermunicipais (CIMs), há pouco tempo, alvo de uma reorganização por parte do Governo, mereceram uma análise: “As CIMs, não são a solução. A criação de mais um patamar da administração central, não descentraliza competências, não promove o desenvolvimento regional, nem a qualidade de vida nas regiões como é o distrito de Castelo Branco. As CIMs são mais um problema”,

Ao longo do dia foi discutido o programa de ação para o mandato cujo título deu o mote ao congresso.

De referir que foi ainda discutido e votado o documento que consubstancia a proposta de um Plano de Desenvolvimento e Progresso e de uma Operação Integrada de Desenvolvimento.

Arménio Carlos

Mesa do Congresso


Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *