Festival Literário de Castelo Branco encerrou com enorme êxito

CASTELO BRANCO CAPITAL DA LITERATURA DURANTE TRÊS DIAS

Festival Literário encerra em grande

Terminou a 2ª edição do Festival Literário, que decorreu em Castelo Branco entre 5 e 7 de fevereiro.

A última sessão teve a iniciá-la o seu primeiro momento alto da noite. A entrada e atuação da Orquestra Viola Beiroa, corolário do desafio lançado na primeira edição Salvem a Viola Beiroa e entretanto já ganho.

Com uma mesa rica de valores no jornalismo e na literatura, composta por Afonso Cruz, romancista, distinguido, em 2012, com o Prémio da União Europeia para a Literatura, Daniel Oliveira, subdiretor na SIC e que publicou em 2013 o seu primeiro romance e Fernando Paulouro, jornalista e desde 2013, autor do blogue Notícias do Bloqueio.

A moderação, magistral, da mesa coube mais uma vez a Tito Couto.

Foi o encerrar de, o coração, a cabeça e o estômago, cabendo naturalmente à última noite a parte mais animal da trilogia encerrada na novela de Camilo Castelo Branco com este título, onde não faltou sequer o desejo, porque o homem não é só razão.

Ter desejo implica uma parte animal. Este foi o último momento alto da noite: a troca de ideias, a discussão, o pensar, sem descurar o desejo, seja ele qual for.

O segundo momento alto da noite veio com a afirmação segura de Daniel Oliveira quando disse não ter dúvidas de que, no espeço de alguns, poucos anos, Afonso Cruz será, pela qualidade da sua escrita, Prémio Nobel da Literatura.

Mas falou-se também de ser mais verdadeiro. Mais livre. A literatura há a liberdade que não existe noutras áreas e noutros locais.

E constatou-se que o atual panorama mediático é o espelho do lado mais selvagem do que nós temos.

No final, o comissário do festival, José Pires confidenciou ao Jornal de Oleiros que, se nada de imprevisto acontecer, vamos ter 3ª edição do Festival Literário de Castelo Branco.

* Com José Lagiosa

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *