Escuderia de Castelo Branco celebrou 50 anos com Gala

GALA 50 ANOS DA ESCUDERIA CASTELO BRANCO

Clube apresenta programa para 2014

A Escuderia Castelo Branco apresentou na sexta-feira, 31 de janeiro, em gala que decorreu no Cine -Teatro Avenida da cidade albicastrense, a sua programação para 2014, ano da celebração do seu 50º aniversário.

Foi uma festa bonita, com muitos e ilustres convidados, entre os quais se destacavam o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto e ainda os vice-presidentes das Câmaras de Oleiros, Proença-a-Nova e Mação, respetivamente, Victor Antunes, João Manuel Lobo e António Louro.

António Sequeira, presidente da Escuderia de Castelo Branco, destacou a importância da coletividade albicastrense, que ao longo de cinco décadas tem contribuído para o desenvolvimento da Beira Interior, nas vertentes desportiva e social.

Todos trabalhamos sempre arduamente, com arte e engenho, para concretizar os nossos objetivos”, vincou o dirigente.Foram 50 anos de dedicação extrema de um conjunto de sócios amantes do desporto motorizado, que na maior parte das vezes, esqueceram as suas vidas pessoais e profissionais, para se dedicarem de corpo e alma a ajudar o seu clube do coração“, lembrou.

Para o responsável, apesar de a Escuderia estar situada no interior do país, conseguiu garantir ao longo destas cinco décadas, “prestígio nacional e internacional, sendo uma referência para todos, e considerada como a melhor equipa do Mundo”, garantiu.

A finalizar a sua intervenção, António Sequeira, anunciou para o ano de 2014, entre outras, cinco provas incluídas nos campeonatos mais importantes do automobilismo e motociclismo nacional: Campeonato Nacional de Off Road, Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Auto/Moto/Quad/UTV-Buggy (duas provas), Campeonato Nacional de Enduro e Campeonato Nacional de Ralis. A nível internacional a Escuderia albicastrense conta com o Campeonato Europeu de Motos, Quads e UTV.

Já Luís Correia, presidente da autarquia albicastrense depois de ter elogiado o trabalho da Escuderia ao longo destes cinquenta anos, seria questionado pelo speaker de serviço, para quando o kartódromo, sonho que tem de ser concretizado. Sem se atrapalhar Luís Correia teve a tirada da noite ao responder “ não é só uma ambição. É também a pergunta mais maldosa da noite”, resposta que arrancou não só uma risada de todo o auditório como uma enorme salva de palmas, depois de o presidente ter dito que era necessário esperar a melhor oportunidade para a concretizar.

Por sua vez o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, anunciou em Castelo Branco que o Governo irá em breve formalizar um protocolo para que seja lançada a publicação de uma carta desportiva nacional, indicando os locais onde se realizam todas as atividades desportivas.

Também dentro de dias, o Poder Central em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística, pretende criar uma conta satélite para o desporto. “A economia do desporto é muito importante para o desenvolvimento das regiões, pelo que será necessário estarmos preparados para que possa surgir um retorno direto do investimento“, afirmou o governante, ainda, na passada sexta-feira, durante a gala da Escuderia de Castelo Branco.

Comemorar 50 anos de existência de uma coletividade como a Escuderia de Castelo Branco, é saudar todos os seus dirigentes e aqueles que sempre trabalharam nesta instituição em constante crescimento, e com um regresso feliz ao calendário nacional de provas com excelente qualidade“, sublinhou.

Para Emídio Guerreiro, é cada vez mais importante trabalhar pensando no futuro, nomeadamente a nível das atividades desportivas, que merecem toda a atenção. “É necessário existir uma estratégia para valorizar ainda mais, o desporto em Portugal e a sua importância na economia“, concluiu.

A nível desportivo realce para o regresso, ao fim de trinta anos, do Rali de Castelo Branco ao calendário nacional, integrando o Campeonato Nacional de Ralis que se realiza a 17 e 18 de outubro e que conta com uma Super Especial dentro da cidade.

A cerimónia ficou ainda marcada pela homenagem que a Escuderia Castelo Branco fez ao Comendador Joaquim Morão, pela colaboração e empenho, ao longo dos 30 anos do seu trabalho autárquico, com o clube e os desportos motorizados.

Emídio Guerreiro

António Sequeira

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *