10 º Aniversário do Centro de Cultura de Alcains

A ARTE E O OFÍCIO DA CANTARIA

O Centro de Cultura de Alcains / Museu do Canteiro inaugurou na passada sexta-feira dia 24, a exposição O Labor do Canteiro, integrada no programa do seu 10º Aniversário dedicado ao tema A Arte e o Ofício da Cantaria.

Presentes inúmeras individualidades, das quais destacamos, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o vereador da cultura, Fernando Raposo, ainda o vereador eleito pelo PSD, Paulo Moradias, o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Jorge Neves, para além da presidente da Freguesia anfitriã, Cristina Granada.

 A sessão inaugurativa da exposição teve a intervenção inicial de Cristina Granada que deu as boas vindas aos convidados presentes, continuando dizendo que “é pouco frequente uma freguesia ter uma casa como esta. Isso só é possível com o apoio diário da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Albigec”.

Cristina Granada diria ainda que “a cultura faz-nos tanta falta como a comida à nossa mesa”.

Já o presidente da edilidade albicastrense, Luís Correia confidenciou que durante a viagem para Alcains relembrou o que foi a abertura do espaço que hoje s comemora já dez anos de existência.

Logo de seguida definiu “a cultura como fator de desenvolvimento”, para dizer ainda que “este continua a ser um polo de atividade cultural intensa” e que é importante a interligação entre espaços que trabalham a pedra.

A exposição agora inaugurada teve a coordenação de Luiz Jordão, ex-diretor, durante 21 anos, da Escola de Cantaria da Batalha que diria que esta mostra pretende partilhar a sua visão apaixonada da Cantaria e da forma como considera que esta continua a merecer um lugar de destaque entre ofícios e as artes.

Importa relembrar que o ofício da Cantaria Artística tem raízes milenares. O canteiro evoluiu com as necessidades da encomenda, crescendo técnica e artisticamente. Do simples corte e aparelhamento até à decoração efusiva dos grandes templos, das memórias brasonadas de família até à saudosa recordação dos que partiram, a Cantaria Artística foi respondendo com uma transcendência crescente.

A exposição estará patente até 27 de abril de 2014, no Museu do Canteiro, em Alcains.

Museu do Canteiro

 

Museu do Canteiro

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *