ÚLTIMA HORA: Jornal de Oleiros Parceiro do Festival Literário de Castelo Branco

2ª EDIÇÃO DECORRE DE 5 A 7 DE FEVEREIRO

Jornal de Oleiros estabelece parceria com Festival Literário de Castelo Branco

Decorre entre 5 e 7 de fevereiro a 2ª edição do Festival Literário de Castelo Branco (FLCB). Esta segunda edição leva até à cidade albicastrense, duas dezenas de escritores e ilustradores que visitarão e trabalharão com os alunos das escolas do concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Afonso Cruz, André Letria, António Torrado, Daniel Oliveira, Fernando Dacosta e Maria João Lopo de Carvalho são alguns dos autores presentes no Festival, aos quais se juntarão um leque muito representativo de autores albicastrenses, como Carlos Correia, Florentino Beirão, Gonçalo Salvado ou João Teixeira que se dividirão nas visitas a escolas e debates noturnos na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e no Cine -Teatro Avenida.

Esta 2ª edição do FLCB passará por todos os agrupamentos escolares do concelho, proporcionando conversas animadas de alunos de todos os ciclos de escolaridade com escritores e ilustradores sobre as suas diferentes oficinas de criação, os universos literários que percorrem e a importância da leitura na abertura de portas para outros mundos.

O balanço muito positivo da primeira edição do Festival Literário de Castelo Branco tornou a sua continuidade, um imperativo. A importância do contato dos nossos alunos com os principais cultores da língua e literatura portuguesas pode e deve ser uma inspiração”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia

Presidente Luis Correia

Convidar os albicastrenses a refletirem sobre o mundo e a sociedade é outra das apostas da programação do FLCB. “Acreditamos que a literatura é uma das formas mais poderosas de promover a discussão sobre o nosso papel enquanto indivíduos e comunidade. Trazer algumas das vozes que vão trazendo pensamento obre os grandes temas como o amor, a identidade ou a memória é fundamental para estimular um tecido social que se quer vivo e dinâmico”, acrescenta o autarca.

José Pires, Comissário

 Por sua vez o comissário do evento, José Pires, considera que o FLCB volta a trazer um leque dos melhores escritores da atualidade. “Ninguém pode questionar o trabalho épico feito por autores como António Torrado, Margarida Fonseca Santos ou André Letria junto dos mais novos. Muitos dos bons leitores portugueses tomaram contato com o livro através das obras destes autores. Mas não nos podemos esquecer também a força e qualidade de autores como Afonso Cruz, Maria João Lopo de Carvalho. Por fim, uma palavra para a presença de um escritor-revelação de enorme talento, eu fará a sua estreia nestas lides, em Castelo Branco: Daniel Oliveira”.

Com a segunda edição do Festival Literário de Castelo Branco, pretende criar-se o principal festival literário do interior do país, de periodicidade anual, onde se mostra o património cultural albicastrense e do resto do país, com foco na produção literária em curso. A produção, divulgação e organização do festival é da responsabilidade da Booktailors, Consultores Literários, uma repetição, depois do grande sucesso que foi a primeira edição também da sua responsabilidade.

O Jornal de Oleiros associa-se a este grande evento cultural no Interior com uma parceria que trará até aos seus leitores espalhados pelo mundo, seja através da edição on-line, quer seja na edição em papel, todas as incidências do festival, as entrevistas com os autores e a opinião dos albicastrenses.

* Com José Lagiosa em Castelo Branco

Livros

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *