Programa Rurban em Idanha-a-Nova

IDANHA-A-NOVA

Município participa no Programa Rurban

A Câmara de Idanha-a-Nova reuniu, no dia 9 de janeiro, com dirigentes da Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural (CNJ), que no âmbito do programa Rurban tiveram a oportunidade de visitar a Incubadora de Empresas de Base Rural, o Centro Logístico Agroalimentar do Ladoeiro e a Casa Sustentável.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a colaborar na implementação do programa Rurban, iniciativa da CNJ que promove estratégias de apoio à fixação, acolhimento e instalação de jovens em meio rural.

A criação de uma rede de parceiros, de âmbito nacional, tem como principal objetivo apoiar a fixação dos jovens nos territórios rurais, combinando a gestão operacional da Bolsa de Terras com uma plataforma de oportunidades de empreendedorismo de base agrícola e não só.

A participação da Câmara de Idanha-a-Nova decorre do seu papel percursor em estratégias e políticas de desenvolvimento do Mundo Rural, que tem permitido captar empreendedores oriundos de todo o país e do mundo. O concelho é reconhecido como “exemplo das boas práticas e dos projetos inovadores que se pretendem implementar ao abrigo do programa Rurban”, refere Armindo Jacinto, presidente do Município.

Destaca-se, a este nível, o sucesso da Incubadora de Empresas de Base Rural, na Herdade do Couto da Várzea, onde se encontram instalados vários projetos inovadores e sustentáveis, no âmbito da campanha “Não emigres, migra para Idanha-a-Nova”.

Também o projeto Casa Sustentável – Modelo Idanha é reconhecido como mais-valia para a definição do programa Rurban. Trata-se de uma solução económica e ecológica de habitação desenvolvida pelo Município de Idanha-a-Nova para jovens que queiram desenvolver um projeto em meio rural.

JL

Rurban em Idanha

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *