Professor José Simão representa Portugal no 33º Congresso da FIDEM

Docente do IPCB/ Escola Superior de Artes Aplicadas representa Portugal no 33º Congresso da FIDEM-Federação Internacional da Medalha

José Simão, escultor e docente do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), foi selecionado com três trabalhos para integrar a representação portuguesa ao 33º Congresso da FIDEM-Federação Internacional da Medalha, organização mundial que congrega artistas, colecionadores e fabricantes, que este ano reúne, de 2 a 6 de setembro, em Sófia, capital da Bulgária.

O Júri nacional reuniu no Museu Calouste Gulbenkian no dia 10 de Dezembro, sendo constituído pelo Escultor João Oom, representante da Sociedade Nacional de Belas Artes, Escultor António Matos, representante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Carlos Batista da Silva, Ex-Presidente da FIDEM e Membro Honorário da Federação, Maria João Gaiato, representante da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e Maria Rosa Figueiredo, Delegada da FIDEM Portugal. Na seleção e apreciação das obras a concurso, o júri louvou em critérios de qualidade, a criatividade e afirmação pessoal, bem como a inovação formal e experimentalismo na utilização de materiais.

José Simão viu três obras selecionadas, “Espaço e Movimento I” e “II”, e “Holofote Para O Poder”. Nestes trabalhos, o escultor e docente do IPCB/ESART recupera a reflexão sobre elementos compositivos, sobre os materiais e suas propriedades visuais, tácteis e processos de produção.

Os objetos” Espaço e Movimento” estão executados em tubo de ferro oxidado, através de corte e rotação de seções. Neles, o autor sublinha “a criação de espaços, onde a vista e o ar podem penetrar, assim como o movimento produzido pela rotação das secções produzidas”. Ainda de acordo com o escultor, “estes dois trabalhos enquadram-se num projeto no âmbito da medalhística de investigação conceptual, tanto ao nível dos materiais como do processo de fabrico”. Já a peça “Holofote para o Poder”, que faz parte do projeto no campo da comunicação “Tops, Bottles and Medals”, desenvolvido por membros do Grupo Anverso/Reverso, do qual José Simão é fundador, é construída em madeira de oliveira, cobre e vidro e “aborda questões como a permanência no espaço comunicacional, retórica e estratégias de poder”. Este trabalho, diz José Simão, “enquadra- se numa tipologia de objeto-manifesto, onde a mensagem adquire um papel relevante”. 

O 33º Congresso FIDEM decorrerá, de 2 a 6 de setembro de 2014, em Sófia, Bulgária, tem por título “ Art Medal in a Global World” e, para além das comunicações e workshops, inclui uma grande exposição patente ao público, de 3 setembro a 3 de outubro.

Professor José Simão

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *