INQUIETUDE – Campeão

Inquietude

Campeão

Comecei a ouvir falar em Eusébio, em 1966, a propósito do jogo do Mundial desse ano, entre Portugal e Coreia. Segui atentamente, apesar dos meus nove anos, o desenrolar do jogo e do relato e essa memória nunca mais me deixou de acompanhar. Foi nesse jogo que percebi que Portugal tinha um jogador fora de série.

Ao longo dos anos segui a carreira do Pantera Negra, um dos melhores jogadores mundiais de sempre. Após o arrumar das botas, ou seja quando terminou de jogar, continuei a seguir o percurso daquele que conquistou o mundo do futebol, aquele que soube interpretar, melhor que ninguém, que não há nada que supere o futebol ou que esteja acima dele.

Não é pois de estranhar que Eusébio, o Rei, fosse um polo agregador de pessoas. Ele falava com todos, benfiquistas, portistas, sportinguistas ou adeptos de emblemas mais pequenos. Eusébio soube sempre colocar as pessoas acima das clubites. E as pessoas percebiam-no, na sua simplicidade, sem arrogância, num tête à tête despojado de maldade.

Eusébio era mais que o futebolista. Era o amigo, o companheiro, o conselheiro, o bon vivant. Era alegre, simples e solidário. Era o campeão.

Eusébio

Eusébio granjeou amizades e reconhecimento pelo mundo fora. Não só como futebolista mas também por tudo o que atrás se disse. Ele era o Benfica, sem dúvida, era a Seleção Nacional, mas era sobretudo o Futebol. Não só futebol jogado. Mas sobretudo o futebol agregador de pessoas. Por isso ficará na história. Pelo futebolista de eleição que foi. Pelo homem que era. Pelo amigo que não virava costas.

 

A morte apanha-nos quase sempre de surpresa… Foi, agora, a vez de surpreender-nos com a morte de Eusébio. De uma forma bruta!

Morreu o homem. Viverá para sempre o mito!

* INQUIETUDE, Coluna semanal do Director-Adjunto do Jornal de Oleiros

José Lagiosa

Eusébio

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *