Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade da Beira Interior assinam protocolos

BIOTECNOLOGIA E BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL

Momento importante

 Decorreu hoje à tarde, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) a cerimónia de assinatura de dois protocolos com a Universidade da Beira Interior (UBI), nas áreas da Biotecnologia e da Biologia da Reprodução Animal. Estão envolvidas nestes protocolos a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a Faculdade de Ciências da Saúde.

No ato de assinatura estiveram presentes, entre outros, o reitor da UBI, Professor António Fidalgo, o presidente do IPCB, Professor Carlos Maia e o diretor da Escola Superior Agrária, Doutor Celestino Almeida.

Usando da palavra, em primeiro lugar, o anfitrião, Carlos Maia, salientou que “o que podemos fazer em conjunto não devemos fazer isoladamente”, enaltecendo a importância da assinatura destes dois protocolos. O futuro obriga-nos a encontrar novos caminhos em prol da nossa região e das nossas gentes, diria ainda.

Por seu turno o reitor da UBI, António Fidalgo, congratulou-se com a assinatura destes dois protocolos, saudando os presidentes do IPCB e da Escola Agrária.

Agrónomos e médicos entenderam-se. Há alguns anos atrás era impensável”, referiu o reitor.

Falando do clima que se instalou em torno do ensino superior, não deixou de chamar a atenção para a importância e a necessidade de encontrar e estabelecer parcerias estratégicas que resultem a médio e longo prazo. Diria mesmo, que as duas instituições têm uma história longa de promoção da região e que ainda têm muito para dar e em parceria poderão fazê-lo de uma forma cada vez mias positiva.

É em sintonia que podemos enfrentar os desafios que aí vêm. Temos, no Interior, um problema sério, a demografia”, diria ainda.

Temos que cativar jovens. Chamá-los e fixá-los. Estes são objetivos, também, destas parcerias.

Terminaria afirmando que “a tábua de salvação são as instituições de ensino superior da região.

Protocolos firmados

* Com José Lagiosa

  

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *