Monsanto ganha título mundial de orientação

ÚLTIMA HORA

ATRIBUÍDO PELO MAIOR PORTAL DE ORIENTAÇÃO

Monsanto ganha título mundial

O “World Of O”, o maior portal de Orientação distinguiu em 2013 Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, com o título de melhor percurso mundial desta modalidade, depois da votação de orientistas de todo o mundo, convidados a votar no melhor trajeto do ano.

O traçado do português Tiago Romão em Monsanto, na prova de Sprint do Portugal O’ Meeting 2013, que decorreu entre 9 e12 de fevereiro, foi assim reconhecido internacionalmente. Recorde-se que a organização da competição foi uma parceria entre o Município de Idanha-a-Nova e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).

Esta vitória do percurso de Orientação de Monsanto “vem demonstrar que o concelho de Idanha-a-Nova, e Monsanto em particular, têm condições excelentes para a prática da modalidade”, afirma o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

No entender do edil raiano, o prémio deverá projetar o percurso a nível mundial, cativando mais orientistas para treinarem no concelho de Idanha-a-Nova durante todo o ano.

No traçado de Monsanto, os atletas encontram “do melhor que existe em todo o mundo”, afiança o presidente da Federação Portuguesa de Orientação (FPO). “Quando um percurso, ganha uma votação destas tem de ter três características: um território de grande beleza, um traçado tecnicamente desafiante e todo um conjunto de qualidade”, concretiza Augusto Almeida.

Esta vitória é gratificante para a FPO, para o Município de Idanha-a-Nova e para o traçador do percurso. Para Tiago Romão, 24 anos e atleta da ADFA, a opção dos orientistas pelo trajeto que desenhou deve-se às “características técnicas do mapa, mas também à envolvente do percurso, beleza paisagística e importância histórica da aldeia de Monsanto”.

Título mundial

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Uma Resposta a Monsanto ganha título mundial de orientação

  1. Joaquim Vitorino diz:

    Fantástico; uma notícia que vale por muitas; parabéns a Monsanto e aos organizadores do evento; a beleza paisagística circundante e local, pesam na decisão do Júri que tem que ter, todos estes fatores em conta. Este “Desporto Turístico” muito popular nos países do norte e também na França e EUA; vão projetar Monsanto e Idanha -a- Nova no Mapa Mundial da modalidade; pena é que os portugueses nem sabem o que é. J. Vitorino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *