500 anos do Foral Manuelino em revista

Os 500 anos do Foral Manuelino de Oleiros em revista

Em 2013 o Município de Oleiros assinalou a passagem dos 500 anos sobre a outorga do Foral Manuelino a Oleiros.

As comemorações tiveram início em 2011 com a realização da primeira edição da Feira Quinhentista, evento que se revelou um sucesso e que se repetiu em junho de 2013 envolvendo a comunidade local e atraindo visitantes a Oleiros.

Recorde-se que a atribuição do foral novo a Oleiros, por el-rei D. Manuel I, deu-se no dia 20 de outubro de 1513, pelo que no mesmo dia, este ano, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, houve ainda lugar para a realização da conferência “A presença do foral velho nas determinações do foral manuelino de Oleiros” pelo Doutor Leonel Azevedo *.

Para além da colocação de uma placa evocativa da efeméride, ao longo dos últimos dois anos realizaram-se várias iniciativas e celebrações que procuraram sensibilizar e envolver toda a população.

A publicação de um livro, a temática da última Feira do Pinhal, o destaque dado nas Agendas Culturais, a decoração do Centro Histórico da vila ou a realização de colóquios e palestras, foram só alguns exemplos.

A celebração que agora termina, para além de reconhecer a importância do documento histórico, pretendeu homenagear todos os Oleirenses que fizeram desta terra a sua pátria, por naturalidade ou escolha.

A estratégia passou por sensibilizar a população e dar continuidade a uma política de valorização do património e de promoção do concelho, das suas dentes e vivências, numa aposta claramente conseguida com sucesso.

Foral em revista

* O Dr. Leonel Lucas Azevedo faz  o favor de ser Colaborador do Jornal de Oleiros e Amigo.

  

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *