Autarcas de Castelo Branco na Lagarada

NO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DO AZEITE

Lagarada na Chão da Vã conta com a presença dos autarcas albicastrenses

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco foi o convidado de honra da tradicional Lagarada da Chão da Vã Coop – Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Chã da Vã que se realizou no passado dia 27 de Dezembro na Casa do Povo e que marcou o encerramento da campanha do azeite de 2013.

Luís Correia, que esteve acompanhado pelos vereadores Arnaldo Braz e João Carvalhinho, visitou o Lagar da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Chã da Vã, situado junto à Ribeira da Magueija, onde se inteirou do processo de extração do azeite feito ainda de modo tradicional.

Para além da presença da quase totalidade dos sócios  da Chão da Vã Coop, cerca de 70, e dos membros da autarquia, estiveram ainda presentes no convívio a Presidente da União de Freguesias de Freixial e Juncal do Campo Ernestina Perquilhas e o Administrador Delegado da empresa Águas do Centro Amável Francisco dos Santos.

O  Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa António Camões agradeceu a presença de todos no convívio do Povo de Chão da Vã.

“A tradicional lagarada que hoje aqui temos encerra o ciclo de mais uma campanha que tem a oliveira, árvore associada à força e à vida, como heroína na produção de uma riqueza ancestral – o azeite, neste caso no Lagar da Mosca. Representa, também, o espírito fraterno de união e solidariedade de um povo que persiste em manter o património e os valores que lhe foram deixados pelos seus.

Embora o país viva sob o signo da crise, sobretudo financeira e imposta por quem pouco ou nada sabe dos produtos da terra, o mesmo não podemos dizer da campanha do azeite que findou.

A natureza brindou-nos com muita e boa azeitona que, com muito esforço, trabalho e dedicação, pudemos transformar no nosso lagar. 

Presidente na Lagarada

Uma vez mais, a Câmara Municipal de Castelo Branco, agora dirigida pelo Dr. Luís Correia, mas também no passado com o Comendador Joaquim Morão, teve um papel importante no apoio que prestou à Cooperativa, e que se traduziu este ano na limpeza/tratamento das águas ruças. É esse apoio logístico que lhe agradecemos, Senhor Presidente, e que lhe solicitamos em anos futuros. A manutenção do Lagar em funcionamento, que consideramos fundamental para esta terra e para o nosso concelho, passará sempre pela disponibilidade e abertura da autarquia a esse tipo de apoios. Da nossa parte, tudo faremos para que o Lagar, assim como o Moinho que lhe está anexo, seja um verdadeiro Centro de Interpretação das Atividades Económicas Rurais e que possa ser visitado por cada vez mais Escolas do concelho. É, também, a valorização das estruturas locais de produção e dos produtos aqui criados que permitem fixar as populações e acolher os que fazem o seu retorno à terra natal. É, igualmente, de desenvolvimento sustentável que falo.

Quero agradecer uma vez mais a vossa presença e louvar a Direção da Cooperativa, na pessoa do seu Presidente, Tiago Antunes, por tudo o que tem feito para manter vivo este património secular. O meu bem-haja a todos os que trabalharam em prol deste convívio e continuação de boas festas e um próspero ano de 2014 cheio de Saúde e Paz”.

Lagarada

 Já o Presidente da Câmara de Castelo Branco deu os parabéns à Direção da Chão da Vã Coop, na pessoa do presidente da Direção Tiago Antunes, por manter a infraestrutura a funcionar, a bem da população de Chão da Vã, e mostrou disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar com o que for possível. 

 

* Com José Lagiosa

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *